A vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos, contra a Covid-19, arrancou no fim-de-semana e superou largamente as expetativas das entidades responsáveis e do número de agendamentos previamente feitos. Foram vacinadas cerca de 88 mil crianças, mais 11 mil das que tinham marcação garantida.
O número 88 mil foi avançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), e registado até às 18 horas de domingo, dia 19, hora em que ainda estavam centros de vacinação a trabalhar.
O número ultrapassa em 11 mil, os 77 mil agendamentos feitos durante a semana, para sábado e domingo, depois de a vacinação ter sido aberta durante os períodos de tarde a todas as crianças entre os 5 e os 11 anos. A DGS refere também que as crianças entre os 9 e os 11 anos que não conseguiram ser vacinadas durante este fim-de-semana, vão poder agendar para os restantes dias dedicados à vacinação pediátrica.
Recorde aqui o calendário:
- No fim de semana 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinas algumas de 9.
- A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e 7 anos.
- A 15 e 16 de janeiro os meninos e meninas entre os 6 e 7 anos de idade.
- A 22 e 23 e janeiro as crianças com 5 anos.
- Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
Durante a semana passada, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, referiu que durante a vacinação ddas crianças mais velhas durante o fim-de-semana, irmãos ou outros familiares, como primos, das crianças com inoculação agendada também se poderiam deslocar aos centros de vacinação para receberem a primeira dose.
Só no sábado foram vacinadas 43 mil crianças, sendo que as segundas doses dos menores vacinados nos últimos dois dias, deverão ser administradas entre 5 de fevereiro e 13 de março de 2022.
De recordar que as crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros.
20 de dezembro 2021