Uma menina de 11 anos, residente em Gostivar, na Macedónia do Norte, tem sido vítima de bullying na escola que frequenta, por ter trissomia 21. Depois de o presidente do pequeno país ter conhecido a história da pequena Embla Ademi, decidiu levá-la, pessoalmente, à escola.
Stevo Pendarovski, Presidente da jovem república, que foi parte da Jugoslávia, quis mostrar que “a empatia é a nossa obrigação moral”, e acompanhou a menina, vítima de bullying, de mão dada, à entrada da escola.
“Somos todos iguais nesta sociedade. Vim aqui para dar o meu apoio e para sensibilizar acerca de a inclusão ser um princípio básico”, afirmou Stevo Pendarovski. O governante da Macedónia do Norte realçou que os estabelecimentos escolares têm uma responsabilidade social para com as pessoas com deficiência, especialmente para com as crianças.
O chefe de Estado transmitiu, à comunidade escolar, uma mensagem de inclusão e aceitação, tendo também conversado com os pais de Embla Ademi sobre os vários desafios e obstáculos que a família enfrenta do dia-a-dia, como bullying e discriminação.
“O preconceito não deve ser um obstáculo para a construção de uma sociedade igualitária e justa para todos”, reiterou Pendarovski, que demonstrou o seu apoio à família face à luta pela proteção dos direitos das crianças com desenvolvimento atípico, ao defender a reação rápida do Provedor da Justiça, assim como a abertura de um processo por parte da Comissão para a Prevenção e Proteção contra a Discriminação.
O termo inglês bullying designa todo o comportamento agressivo, intencional, indesejado e repetitivo entre crianças em idade escolar, envolvendo um desequilíbrio de poder real ou percecionado. Existem inúmeros sinais que indicam que uma criança ou jovem é vítima deste tipo de comportamento.
21 de fevereiro 2022
Foto: Facebook