Um estudo levado a cabo pela Kaspersky, com a recolha de dados entre maio de 2020 e abril de 2021, concluiu que as apps mais populares entre as crianças são o Youtube, o Whatsapp e o TikTok. Três apps com objetivos diferentes, mas que permitem ver vídeos, trocar e produzir vídeos e trocar mensagens com os amigos.
Não é surpreendente que durante a pandemia, o uso destas apps tenha aumentado, assim como a popularidade, tendo em conta as respetivas funções destas ferramentas ou plataformas.
O estudo, denominado Safe Kids, concluiu também que as categorias mais pesquisadas pelas crianças foram: software, áudio e vídeo. Uma representação de 44% do total de pesquisas e que aumentou 4% em relação aos dados recolhidos durante o ano anterior ao estudo. A fechar o pódio estão meios de comunicação na internet e videojogos. A categoria relacionada com compras online subiu para 13%, com a ajuda do confinamento.
Os resultados do estudo mostram que as apps mais populares foram o YouTube, o WhatsApp e o TikTok. A plataforma de vídeo lidera com 32%, seguida do WhatsApp com 18% e do TikTok com quase 15%. A popularidade desta última app aumentou sobretudo durante a quarentena, tornando-se assim na rede social mais popular entre os jovens.
Na lista de apps mais populares entre as crianças seguem-se o jogo Brawl Stars, o Roblox, o browser Google Chrome e o Instagram. De seguida surge o jogo Among Us, o Minecraft e a app Viber.
Também se pode concluir que é na Índia, onde as crianças acedem a plataformas de vídeo de PCs mais frequentemente. Nas pesquisas feitas nestas plataformas, em todo o mundo, mais de metade das pesquisas envolvem conteúdos e desenhos animados. Os mais populares são a Lady Bug e Gato Noir, Gravity Falls e a Peppa Pig.
Nos jogos o destaque vai para o Minecraft, com quase 23% das preferências. De seguida encontra-se o Fortnite, o Among Us, o Brawl Stars, e o Roblox. Já nos gostos musicais, o estudo revela que as bandas/artistas mais populares entre os mais pequenos são K-Pop BTS, BlackPink, Ariana Grande, Billie Eilish e Travis Scott.
16 de junho 2021