10 Regras para uma alimentação familiar mais saudável
1. A amamentação em exclusivo até aos 6 meses de idade, mantendo até aos 24 meses como complemento aos alimentos sólidos. Para além dos benefícios para a saúde e crescimento do bebé, o aleitamento materno também traz muitas vantagens para a mãe.
2. Quando começar a fazer as papinhas ou as primeiras sopas para o bebé, não use sal para lhes dar mais sabor.
A criança não está habituada a consumir sal e as refeições preparadas sem este aditivo permitem-lhe conhecer e aprender a apreciar o verdadeiro sabor dos alimentos. Para além disso, está a prevenir doenças no futuro como a hipertensão arterial.
3. Evite os snacks. Se o seu filho tiver fome antes do almoço ou do jantar, ofereça-lhe meia cenoura cortada aos palitos, uma peça de fruta pequena ou dê-lhe logo uma sopa de legumes, por exemplo. Bolachas, aperitivos salgados ou batatas fritas estão proibidos.
4. Reduza a ingestão de açúcar ao máximo. Não abuse de bebidas doces (a principal fonte de hidratação deve ser sempre a água e os sumos oferecidos apenas em ocasiões muito especiais). Evite bolos, doces e outras guloseimas, alimentos ricos não só em açúcar mas também em gorduras saturadas, corantes e conservantes sem qualquer valor nutricional.
5. Evite as carnes gordas, molhos e fritos. Coma mais vegetais, fruta, pão de mistura, cereais integrais e peixe.
6. Controle o peso pelo IMC (Índice de Massa Corporal). O excesso de peso é um problema de saúde grave que pode trazer muitas complicações no futuro. Mas ter peso a mais não é só saúde.
Para as crianças, lidar com os quilos extra traz outras consequências a nível da autoaceitação e autoestima, estando, também, na origem de algumas situações de bullying.
7. Inclua sempre os vegetais (verdura, nabiças, tomate, alface, agrião) nas refeições. Acompanhe a carne ou o peixe com uma dose generosa de vegetais frescos ou cozidos. Para tempero evite o sal. Use ervas aromáticas, sumo de limão e um fio de azeite.
8. Reduza o consumo de gorduras saturadas (queijo, manteiga e ovos) e prepare as refeições com gordura vegetal, como o azeite. Limite os fritos ao máximo.
9. Programe as refeições e prepare uma lista de compras. Se conseguir planear as refeições para a semana, a probabilidade de conseguir manter uma alimentação saudável para toda a família é muito maior.
10. Nas refeições fora de casa, evite fast food e os refrigerantes. Há sempre opções mais saudáveis.