A Casa das Palmeiras foi uma boa surpresa, não esperávamos encontrar um alojamento tão giro e tão agradável.
Podíamos dizer que é bonita, porque é, que a Joana, mentora e dona do espaço, é muito simpática, porque também é, que os animais vivem ali felizes, que as casas são confortáveis, e por aí fora. Porém, aquilo que nos surpreendeu foram os pormenores e o sentido de liberdade que ali se vive. Estamos numa quinta! Por todo o lado há plantas, animais, cantinhos e “recados” que incitam as pessoas a parar e a aproveitar todos os pequenos recantos e momentos.
A Casa das Palmeiras fica em Gandufe, uma pequena aldeia na região demarcada do vinho Dão, entre Mangualde e Nelas. Está a cerca de uma hora e trinta minutos do Porto e a três horas de Lisboa de carro. A Serra da Estrela fica a 60 km, o que corresponde a perto de uma hora de carro.
O que podemos encontrar na Casa da Palmeiras
- 3 Casinhas T1 para 4 pessoas e uma suite para famílias, espalhados pelo enorme espaço verde (as casas são compostas por um quarto, uma sala com kitchenette e WC).
- Quinta pedagógica
- Horta
- Bosque
- Olival
- Piscina biológica
- Parque infantil
- Bicicletas
- Campo de futebol
- Wi-Fi
- Sala de estar comum
- Biblioteca
- Informação turística e venda de produtos locais
São vários os espaços de lazer, são muitos os recantos para se poder descansar e relaxar. Do bosque ao charco ou à fonte dos namorados, não faltam locais encantados para deixar os miúdos explorar! Na Casa das Palmeiras até uma árvore de chupetas vai encontrar. Por isso, se tiver miúdos que ainda a usem, pode sempre tentar deixá-la lá!
Os nossos miúdos gostaram especialmente da liberdade que o espaço permite e, claro, dos animais! Os cães e os gatos andavam por ali e vinham várias vezes procurar-nos. Participar na hora de alimentar os animais foi também muito agradável. Para os miúdos, especialmente, dar de comer às cabras, andar no meio das galinhas e dos patos e mesmo estar perto da porquinha, foi uma alegria.
As casas estão muito bem equipadas, são muito confortáveis e cheias de pormenores bonitos. A limpeza é irrepreensível. O pequeno-almoço, com produtos locais, como marmelada, doces, queijos, fiambre e manteiga é deixado no frigorífico. De manhã só é necessário ir buscar pão fresco (como gostámos de não termos que nos levantar a correr para ir tomar o pequeno-almoço). Na casa há café, cereais, bolachinas, bolinho e fruta. Também se encontram os indispensáveis para cozinhar, como sal e azeite.
As cozinhas estão equipadas e é possível fazer refeições rápidas. Contudo, se não quiser cozinhar, a Casa das Palmeiras faz entrega de refeições de um restaurante local nos alojamentos. Foi a nossa opção para os jantares dos dois dias. As refeições são económicas e a comida muito boa. O menu é variado, com opções de carne, peixe e sopa.
Da Casa da Casa das Palmeiras pode partir à descoberta de:
- Seia, onde poderá visitar o Museu do Pão, Museu da Eletricidade e Museu do Brinquedo
- Serra da Estrela
- Mangualde
- Viseu
- Linhares da Beira