Londres com crianças é uma daquelas viagens que não pode deixar de fazer. A capital do Reino Unido é vibrante, cheia de cores, parques, atrações para famílias com crianças e vida! Os miúdos ainda não conheciam Londres. Nós, embora já conhecêssemos, não visitávamos a capital britânica há tantos anos que foi como se fosse a primeira vez.
Não existe idade certa para as crianças visitarem Londres. Qualquer que seja a idade dos miúdos, Londres é uma capital excelente para umas férias em família.
Depois da nossa viagem os leitores fizeram-nos muitas perguntas. Vamos tentar responder a todas, de forma a que consigam construir a vossa viagem a Londres.
Melhor altura para visitar Londres com crianças
Poderíamos dizer que todas as alturas são boas para ir a Londres com os miúdos (ou a outro lugar qualquer), e não deixa de ser verdade. Contudo, dado que em Londres chove bastante e passear com crianças e chuva não combina, escolheríamos uma altura em que a probabilidade de chuva e frio nos fazerem companhia seja menor!
Sendo assim, diríamos que o final da primavera, verão e início do outono, são as alturas que consideramos mais seguras (ou com menos probabilidade de chuva e mesmo frio) para visitar Londres com crianças.
Nós fomos a Londres no início de outubro e, embora o sol não nos tenha feito companhia todos os dias, não tivemos nenhum dia com chuva.
Quantos dias são precisos para visitar Londres
É uma pergunta difícil, mas com uma resposta fácil! Todos os que conseguirem! Isso com a certeza que mesmo que sejam vários, vão deixar muito para ver!
Se só têm dois dias, sejam dois dias, mas se tiverem cinco, melhor!
Nós estivemos cinco dias em Londres e precisávamos de mais cinco, no mínimo, para ver tudo o que queríamos. Achamos que cinco dias é o período mínimo para conhecer calmamente um bocadinho da capital britânica.
Como ir do aeroporto para o centro da cidade de Londres
Há várias formas de chegar ao centro de Londres, sendo que o mais barato é fazê-lo utilizando os transportes públicos. É simples e muito fácil, e não precisa de gastar fortunas em táxis ou meios de transporte privados.
Nós viajámos para o aeroporto de Gatwick. Há transportes para o centro da cidade a partir dos quatro aeroportos principais de Londres ou perto: Heathrow, Stansted, Gatwick e Luton .
Do aeroporto de Gatwick para a estação de caminhos-de-ferro de Vitoria
A partir de Gatwick, para além do comboio normal existe o Gatwick Express. Este comboio faz o percurso direto entre o aeroporto e a estação de Vitoria. O valor do bilhete é um pouco mais caro do que o do comboio normal, e que também vai para a estação de Vitoria, mas com paragens e demora naturalmente mais tempo a chegar. Nós utilizámos o comboio normal.
Chegámos ao aeroporto de Gatwick – Terminal Norte e apanhamos o “shuttle” para o terminal sul, de onde saem os comboios para Londres centro. Este “shuttle” é gratuito e apenas faz o transporte entre os terminais do aeroporto.
Todo o aeroporto está muito bem sinalizado e portanto é muito fácil chegar a qualquer lugar. No terminal sul procurámos as bilheteiras e lá compramos bilhetes para o comboio e ainda os Oyster Card para o metro de Londres.
Nos transportes públicos no centro da cidade de Londres, as crianças até aos 11 anos não pagam em praticamente nenhum transporte, e crianças até aos 15 anos pagam menos se acompanhadas por um adulto com bilhete. Estas regras não se aplicam ao transporte de e para o aeroporto, pelo que nesse todos pagámos.
Uma vez chegados à estação de Vitoria, é só escolher a linha de metro que pretende e prosseguir a viagem.
O Gatwick Express está temporariamente fora de serviço devido à pandemia, mas pode ver aqui outras formas de chegar ao centro da cidade.
Como se movimentar em Londres com crianças
Para melhor aproveitar uma cidade, nós gostamos muito de andar a pé. Mas Londres é uma cidade grande, pelo que o metro é mesmo a melhor forma de se deslocar.
Carregámos os Oyster Cards com 25 libras cada um para os adultos, e 15 para o nosso filho mais velho (crianças até aos 12 anos beneficiam de uma tarifa de young visitor). A nossa filha de seis anos viajou grátis (crianças até aos seis anos viajam grátis).
Este cartão é recarregável, pelo que pode carregar na bilheteira com um valor e depois voltar a carregar se tiver necessidade disso.
Onde comer em Londres com crianças
Londres não é uma cidade barata se pensarmos em comer em restaurantes. Mas não faltam opções mais económicas se fugirmos dos restaurantes. Nós elegemos o Prêt à Manger porque as crianças gostaram e a maior parte deles tem muitas opções de refeições: refeições quentes, sopas, sandes, fruta, iogurtes, coisas doces e salgadas, com bastante escolha. Os maiores Prêt à Manger, têm lugar para sentar e fazer as refeições. Os mais pequeninos, além de não terem tanta escolha, não têm lugar para sentar. Como há imensos por toda a cidade, é fácil encontrar os maiores. Como sempre, também passámos pelo supermercado, onde também não faltam opções de lanches e frutas para os miúdos.
Onde dormir em Londres com crianças
Como já aqui escrevi, acho que quando se viaja para uma grande cidade, por pouco tempo e com crianças o melhor local para se ficar alojado é no centro. Mesmo que o alojamento seja um pouco mais caro, no final acaba por compensar porque para além de ganhar em conforto, poupamos nos transportes (e nas chatices).
Os hotéis em Londres não são baratos, e para uma família com duas crianças ainda pior. Sendo assim, optámos por um apartamento que nos pareceu razoável, mesmo em Piccadilly Circus. Mais central era impossível. O apartamento tinha um valor razoável para a localização, e era muito bom, muito bem equipado e com tudo o que precisávamos. Embora para nós não faça qualquer diferença, para algumas pessoas o facto de não ter elevador pode ser um problema. Como está mesmo no centro, numa rua com muito movimento, havia alguma barulho à noite, mas nada de muito incomodativo. No geral, gostámos muito e se voltássemos não nos importávamos de lá ficar novamente.
Pode ver o apartamento onde ficamos aqui: London Soho Suite
Mais alojamentos em Londres ideais para famílias que viajam com crianças
- Citadines Trafalgar Square
- Covent Garden gem apartment
- London Choice Apartments – Mayfair – Piccadilly
- Stylish London Getaway in the Heart of the City
- Hard Rock Hotel London
- Hampton by Hilton London Waterloo
O que visitar em Londres com crianças
Neste artigo juntamos tudo o que pode ver e fazer com os miúdos em Londres: O que visitar em Londres com crianças.