Vamos aproveitar os dias grandes e de sol para uns memoráveis passeios em família, de preferência na natureza?
Crescer em contacto com a natureza dá às crianças um excelente início e vida. O desenvolvimento mental, cognitivo, físico e motor das crianças beneficia enormemente. Assim, este contacto promove um sistema imunitário mais robusto, atividade física em abundância, reduzindo o risco de obesidade, desperta a curiosidade, a vontade de aprender e a imaginação, torna-as resilientes e adaptáveis, combate a ansiedade e a depressão, e muito mais.
Como tal, os passeios na natureza são uma excelente forma de proporcionar às crianças uma atividade saudável e agradável. Selecionámos, assim, 5 passeios na natureza para fazer com as crianças que não pode perder.
Porta do Mezio – Gerês
A Porta do Mezio é uma das cinco portas de entrada para o magnífico Parque Nacional da Peneda-Gerês Estendendo-se por três hectares, este enorme parque de lazer e diversão, combina o descanso e a aventura na perfeição. No entanto, nunca perde de vista o importante tema da porta: a conservação da natureza e da biodiversidade.
O parque é muito limpo e organizado e as crianças podem brincar e explorar livremente e em segurança. É um excelente local para um passeio na natureza e se as crianças quiserem algo mais radical podem praticar arborismo, escalada e slide no “Parque Aventura”. Os diversos espaços verdes e vistas de perder a respiração são perfeitos para um piquenique em família.
Bom Jesus do Monte – Braga
O Bom Jesus do Monte é um dos sítios mais visitados da Europa, não só por peregrinos mas também por todos aqueles que querem admirar a sua beleza.
Situado a praticamente dois passos do centro da cidade de Braga, este local oferece vistas desafogadas sobre toda a cidade e além. Mas apesar de estar tão perto da cidade, é propício a um passeio na natureza com crianças.
O bosque possui uma vegetação rica e luxuriante. Terá por companhia o som das correntes de água que descem pelas fragas. É o local ideal para celebrar a natureza com os miúdos, que poderão dar asas à sua imaginação e brincar livremente. Possui áreas ajardinadas, com pequenas grutas, lagos e canteiros e não faltam locais para estender a manta de piquenique. Mas pode também aproveitar e provar a gastronomia local num dos restaurantes que encontra por lá.
Passadiços do Paiva – Arouca
São 8 quilómetros de trajeto. Mas não se intimide já. É que os Passadiços do Paiva são perfeitos para um passeio na natureza com crianças.
O percurso é muito bonito e pelo caminho vai-se apreciando a natureza, olhando o rio que segue calmamente ao nosso lado. Há sempre placas com a indicação dos quilómetros percorridos.
A meio do percurso, encontra a ponte suspensa que é o cenário ideal para umas bonitas fotos! Muito perto, a praia fluvial do Vau para um piquenique e um mergulho. Aqui existe também um café e WC. O percurso Areinho – Espiunca é o indicado pela gestão dos Passadiços do Paiva como sendo o mais fácil para quem o faz com crianças.
Tapada Nacional de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra é uma extensa área verde perfeita para um passeio na natureza com crianças. Com floresta que parece encantada, mato e pastagem serve as delícias dos mais pequenos e dos amantes da bicharada e do verde.
A diversidade de habitats (floresta, matagal, pastagens e cursos de água) acolhe uma rica diversidade animal. Num passeio em família, as crianças poderão encantar-se a ver de perto veados, javalis, raposas, texugos, doninhas, ouriços-cacheiros e muitas espécies de aves como águias, andorinhas e pica-paus. Um passeio à Tapada Nacional de Mafra é um excelente pretexto para um fim-de-semana memorável com as crianças.
Península de Troia
Troia é uma península arenosa com cerca de 17 km de comprimento e 1,5km de largura, banhada pelo Oceano Atlântico num lado, e pelo Estuário do Sado no outro. As praias são, para começar incríveis e a água é quentinha.
Embora se pense em Troia como um destino de praia, aqui pode-se fazer bonitos passeios na natureza com as crianças.
Uma parte da península está inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado e a outra na Reserva Botânica das Dunas de Troia. Os trilhos pedestres passam por bonitos locais de praia e dunas. A Reserva Natural do Estuário do Sado é o refúgio para cerca de 200 espécies de aves. Mas não só. Este é o habitat dos Golfinhos do Sado, que são muito sociáveis. Vale a pena fazer uma fantástica surpresa às crianças e levá-las a ver estes simpáticos golfinhos de perto com um passeio de barco pelo estuário.
Bepanthene® Plus Creme é um medicamento não sujeito a receita médica, com dexpantenol e cloro-hexidina, para o tratamento de feridas e queimaduras superficiais quando existe algum risco de infeção. Contraindicado no caso de alergia a qualquer dos componentes deste medicamento e no tímpano perfurado. Evitar o contacto com os olhos e mucosas. Leia cuidadosamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico.