Está a chegar o bom tempo e os dias estão mais longos. É a altura perfeita para passear e descobrir novas atividades e locais a visitar em família.
Portugal é rico em biodiversidade e brinda-nos com as melhores paisagens. Os parques biológicos são uma excelente opção para um dia bem passado com os mais pequenos.
Estes parques são reservas naturais e têm como principal objetivo sensibilizar para a educação ambiental, com contacto e convivio com a natureza e diferentes espécies de animais.
Neste artigo, compilamos os melhores parques biológicos do nosso país para explorar com os seus filhos. Preparem as mochilas para partirem nesta descoberta pela natureza!
Parque Biológico de Gaia
Longe do caos da cidade e do ruído dos carros, o Parque Biológico de Gaia é um verdadeiro refúgio na natureza.
Situado na periferia de Vila Nova de Gaia, nas freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho, foi o primeiro centro permanente de Educação Ambiental de Portugal!
Instalado em 1983 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Parque Biológico de Gaia é um conjunto de antigas quintas que foram aproveitadas para mostrar parte do património natural e cultural do nosso país.
Os visitantes são convidados a desfrutar de um percurso – de cerca de 3 quilómetros – de descoberta do melhor da natureza com muitas paragens pelo meio para observar centenas de plantas e animais que vivem em estado selvagem no parque.
O que ver no Parque Biológico de Gaia?
Os diferentes habitats
Ao longo do percurso do parque, as crianças ficam a conhecer e podem esclarecer todas as dúvidas sobre os diferentes habitats dos animais. Florestas, dunas, rochas e grutas, charnecas e matos, habitats de água doce… Há muito por descobrir!
Fauna e flora
Os animais são a principal atração do Parque Biológico de Gaia. Desde os mais comuns e conhecidos – ovelha, lontra, tartarugas, rãs -, às espécies menos comuns – gamos, gineta, saca-rabos -, temos a certeza que os mais pequenos se vão divertir a descobrir as diferentes espécies!
Castanheiro, azevinho, medronheiro, tojo-arnal… É fácil perder a conta da quantidade de espécies diferentes de árvores e arbustros que podemos encontrar no parque. Toda a flora encontra-se devidamente identificada, com informação das suas principais características.
Exposições
O Parque Biológico de Gaia tem várias exposições permanentes. Exemplo disso é o Moinho do Belmiro, que mostra como viviam os antigos moleiros e lavradores e a Quinta do Chasco, que acolhe algumas espécies de aves.
Recuperação de animais selvagens
O parque dispõe, ainda, de um centro de recuperação de animais selvagens (encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro) e um viveiro que produz, anualmente, mais de 300 espécies de plantas – destinadas ao próprio espaço e aos espaços verdes públicos do concelho de Gaia.
Informações
Horário e Bilhetes
O parque encontra-se aberto todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.
Durante a semana, as visitas podem ser feitas entre as 10h00 e as 18h00 (entradas até às 17h30) e, aos fins de semana, entre as 10h00 e as 19h00 (entradas até às 18h30). Este horário é valido entre os meses de abril a outubro.
Até aos 6 anos, as crianças têm entrada grátis; jovens dos 7 aos 17 anos pagam 1 euro e um adulto dos 18 aos 64 anos paga um bilhete no valor 3 euros. O bilhete família (até 6 entradas) tem o custo de 7,50 euros.
Contactos
R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia
[email protected] | 22 787 8120
Parque Biológico da Serra das Meadas
O Parque Biológico da Serra das Meadas é o espaço ideal para viver bons momentos em família na Natureza.
O parque situa-se em Lamego, numa zona de montanha – Serra das Meadas, a uma altitude média de 1000m,e ocupa uma área de 50 hectares. Tem como objetivo a sensibilização das problemáticas ambientais e preservação de espécies, pelo que a grande variedade de animais e plantas cativa qualquer amante da Natureza!
As visitas são feitas a pé com a duração de, aproximadamente, uma hora, num percurso de quase três quilómetros. No final, as famílias podem descansar e usufruir de um parque de merendas.
O que ver e fazer no Parque Biológico da Serra das Meadas?
Fauna e flora
As espécies de animais que se encontram no Parque Biológico da Serra das Meadas incidem sobre a fauna autóctone, algumas em regime de cativeiro ,e outras, em liberdade que na área abrangida vêm nidificar.
O parque recebe muitas espécies provenientes de centros de recuperação que, por não terem as condições necessárias para a sua devolução ao ambiente natural, são acolhidos aqui e utilizados como exemplos no programa de conservação da natureza e biodiversidade.
Ateliês e atividades
O parque disponibiliza aos seus visitantes várias atividades que se realizam mediante marcação prévia:
- Biohorta
Neste atelier, os mais pequenos conhecem, de uma forma prática, como o modo de produção agrícola respeita o meio ambiente e a biodiversidade, fazendo apelo a uma série de medidas preventivas para evitar o uso de produtos pesticidas nos cultivos e nas plantações.
- Reciclagem
Nesta atividade, estará um ecoponto com diversos materiais recicláveis para as crianças testarem os seus conhecimentos sobre reciclagem. Os participantes também têm a oportunidade de construir comedouros ecológicos para pássaros.
- Atelier de Pintura
No Atelier de Pintura, os mais novos podem pintar o bambi, o corvo, o mocho, entre outros animais que viram durante o percurso no parque.
Informações
Horário e bilhetes
O parque encontra-se aberto todos os dias, das 10h00 às 19h00 (horário de primavera/verão). As visitas encerram às 18h00.
Até aos 3 anos, as crianças têm entrada grátis; crianças e jovens dos 4 aos 17 anos pagam 2 euros e um adulto dos 18 aos 64 anos paga bilhete no valor 3 euros.
Contactos
Serra das Meadas, Lamego
Viseu 5100
[email protected] | +351 254 656 185
Parque Biológico da Serra da Lousã
No Parque Biológico da Serra da Lousã, vai conhecer a vida selvagem de Portugal! Este parque pretende ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português, sensibilizando os visitantes para a biodiversidade existente no nosso país e para os fatores que ameaçam a sua sobrevivência.
Sabia que esta é a maior amostra da fauna selvagem de Portugal? Situado na encosta da Serra da Lousã, o Parque Biológico ocupa uma área de 33 000 m2 de Reserva Ecológica Nacional!
O que ver e fazer no Parque Biológico da Serra da Lousã?
Labirinto, Roseiral e Horta
Garantimos que vai ter uma experiência única no labirinto do parque. Aqui, as diferentes estações do ano ganham uma grande expressão e os visitantes podem aprender a reconhecer várias árvores, as suas folhas, flores, frutos e diferentes aromas.
O roseiral, graças às diferentes espécies de rosas, formas, cores e cheiros, oferece uma paisagem magnífica! Anexo ao roseiral, encontra-se uma pequena horta com vários produtos hortícolas presentes na nossa dieta.
Fauna e flora
Ao longo dos caminhos do parque, vai encontrar diferentes aves de rapina (águias, corujas), ursos pardos (atualmente extintos em Portugal), linces, lobos, raposas, javalis, como também vários herbívoros (gamos, veados, corços e cabras).
Principalmente no verão, pode aproveitar para descansar à sombra de castanheiros, carvalhos, medronheiros, entre outras espécies de flora existentes nas matas e florestas. De destacar que algumas espécies são endémicas dos nossos habitats, ou seja, só existem mesmo no nosso país!
Quinta Pedagógica
A Quinta Pedagógica é um verdadeiro “museu vivo” das raças da agro-pastorícia tradicional portuguesa.
Neste espaço é possível conhecer raças de vaca (Barrosã, Cachena, Marinhoa, Arouquesa e Minhota), cabra (Anã e Bravia), ovelha (Serra da Estrela variedade branca e variedade preta), porco (Bísaro e Alentejano), e, ainda, várias raças de galináceos, perú, porco-da-índia e coelho.
No Centro Hípico, que permite a prática de equitação em todas as estações do ano, consegue observar vários cavalos e burros.
Atividades
O parque dispõe de um vasto leque de atividades, promovidas individualmente ou em programas dirigidos a grupos e escolas.
Algumas das opções passam pelo tiro com arco, jogos tradicionais, oficina de artesanato, participar na alimentação dos animais, workshops de pão, entre outras.
Informações
Horário e Bilhetes
O parque está aberto todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados, das 9h30 às 19h00 (abril a setembro).
Crianças até aos 2 anos não pagam entrada; 3-12 anos tem um custo de 8 euros; dos 13 aos 17 anos pagam bilhete de 10 euros e adultos, até aos 64 anos, pagam entrada no valor de 11 euros.
Contactos
Parque de Lazer da Quinta da Paiva
3220-154 Miranda do Corvo
[email protected] | +351 915 361 527
Parque Biológico de Vinhais
Se o roteiro de viagem em família passar pelo norte, não pode deixar passar a oportunidade de visitar o Parque Biológico de Vinhais. Localizado no Parque Natural de Montesinho, este espaço acolhe cententas de espécies de animais e de plantas.
O Parque Biológico de Vinhais é um excelente ponto de partida para visitar o Montesinho, um dos maiores dos 12 parques naturais que existem no país.
O espaço divulga a sua fauna e a flora através do Centro Micológico, do jardim botânico, do Centro de Interpretação do Lobo Ibérico e do Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas, que mostra as raças portuguesas à escala real.
O que ver e fazer no Parque Biológico de Vinhais?
Fauna e flora
Num percurso de cerca de um quilómetro, os visitantes podem observar as mais de 30 espécies de animais. Aqui, predominam os animais desta região, como burros, veados ou javalis.
Poderão, também, aprender mais sobre as raças domésticas da zona, entre elas estão a Cabra-Preta de Montesinho, o Porco Bísaro, a Ovelha Churra Galega Bragançana e o Burro Mirandês.
A flora do Parque Natural de Montesinho destaca-se pela sua elevada diversidade e quantidade de espécies raras, entre elas diversos endemismos. Algumas plantas são anuais e que apresentam aspetos diferentes ao longo do ano… Logo, fica a dica para visitar o parque nas várias estações do ano.
Percursos pedestres
O Parque Biológico de Vinhais disponibiliza dois percursos pedestres.
Falamos do Trilho da Barragem de Prada (PR 8 VNH), e do Trilho do Alto da Ciradelha (PR 9 VNH), dois percursos de pequena rota, com uma extensão de 5,9 km e de 3,2 km respetivamente, que atravessam as belas paisagens circundantes do parque.
Passeios de burro
Desde a abertura do Parque Biológico de Vinhais que o Burro Mirandês faz parte da coleção de animais, contribuindo para sua a preservação e valorização. Os mais pequenos podem usufruir de passeios de burro pelo parque.
Está disponível para crianças até aos 12 anos e tem um custo de 3,50 euros.
Parque Aventura
O Parque Biológico de Vinhais está empenhado em contribuir para um estilo de vida ativo e saudável dos seus visitantes e, como tal, dispõe de um Parque Aventura com várias atividades de desporto e natureza:
- Arvorismo
- Parede de escalada
- Paintball
- Tiro ao alvo
- Caixa de rede
- Slide
Consulte aqui as atividades e respetivos valores.
Centro hípico
No Centro Hípico, as famílias podem usufruir de um leque diversificado de atividades, todas acompanhadas por um equitador. Podem ser realizadas em picadeiro ou pelas belas paisagens que circundam o Parque Biológico de Vinhais:
- Batismo a cavalo: Para a primeira experiência com cavalos;
- Aulas de equitação: pretende-se que o aluno tenha uma evolução no manuseamento e na arte de montar a cavalo;
- Passeio a cavalo: nos percursos existentes no perímetro do Parque Biológico.
- Passeio de charrete: experiência perfeita para famílias, para se deliciarem com as paisagens que envolvem o parque.
Os preços das atividades podem ser consultados aqui.
Informações
Horário
O parque encontra-se aberto todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados, das 09h00 às 20h00.
Contactos
Alto da Ciradelha – Apartado 15
5320 Vinhais
[email protected] | +351 273 771 040 | +351 933 260 304
Monte Selvagem
Situado em Lavre, no Alentejo, o Monte Selvagem, com 20 hectares, é um centro de conservação da Natureza que combina uma reserva animal, um parque de aventura e um projeto pedagógico para descobrir em família.
Este é um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e proteção da biodiversidade e de contacto com o meio natural em Portugal e já foi, inclusive, distinguido com diversos prémios.
O que ver e fazer no Monte Selvagem?
Animais e passeio pedestre
Sabia que o Monte Selvagem aloja cerca de 70 espécies selvagens e domésticas, num total de cerca de 300 animais? Não é comum ver tantos animais diferentes num só espaço!
Mesmo perto da entrada do parque, pode admirar os crocodilos, que despertam logo a curiosidade dos mais novos. Ao longo do passeio pedestre, pode visitar vários animais domésticos na “quintinha” e animais selvagens em habitats naturalístcos: cangurus, lamas, tartarugas, macacos, répteis, javalis e muitas mais espécies!
Outras atividades
As crianças têm, ainda, a oportunidade de se divertirem nas várias atividades que o parque oferece, como os placares e joguetes educativos, como trampolim gigante, casas nas árvores, escorregas, baloiços, casinhos de índios e muito mais!
O parque oferece também diferentes animações lúdico/pedagógicas que decorrem durante o dia (sem horário definido).
Informações
Horário e bilhetes
O parque está aberto de terça a domingo, das 10h00 às 17h00 (O portão de entrada fecha às 15h00).
Crianças até 3 anos não pagam bilhete; entrada de crianças dos 4 aos 12 anos tem um valor de 12 euros; adultos (dos 13 aos 64 anos) pagam 14 euros. O bilhete de família tem um custo de 42 euros.
Contactos
Monte do Azinhal Lavre
7050 Montemor-o-Novo
[email protected] | +351 265 894377