Nada se compara com a sensação de brincar ao ar livre, no meio da natureza, enquanto se aproveita o bom tempo. E não falamos apenas de parques infantis ou de locais próprios para a prática de desporto, mas, também, das quintas pedagógicas que podem aportar muito valor às crianças.
Dentro ou fora das grandes cidades, nestas quintas os mais pequenos podem brincar, aprender, desfrutar da natureza e fazer amigos entre os animais! É uma ótima oportunidade para juntar conhecimento e diversão, ensinando aos seus filhos como vivem os animais, como se faz pão ou como se trata de uma horta, mostrando-lhes de onde vêm os alimentos que fazem parte da alimentação da família.
De norte a sul do país, na cidade ou no campo, há imensas quintas pedagógicas que prometem uma experiência única e inesquecível para as crianças.
Foto: Quintinha de Monserrate
10 quintas pedagógicas
Quinta Pedagógica de Braga
Uma antiga quinta tradicional do Minho foi recuperada e devidamente adaptada para funcionar como quinta pedagógica. E aqui não faltam experiências únicas e enriquecedoras para viver em família!
Na Quinta Pedagógica de Braga, os visitantes vão descobrir como é o quotidiano agrícola e conhecer as tradições minhotas, como a vindima, a desfolhada, o magusto e, ainda, a confeção da broa de milho, de compotas e de fidalguinhos.
Podem alimentar os animais (Póneis, burros, ovelhas, galinhas, coelhos e de raças autóctones), regar a horta ou retirar ervas daninhas. No final, nada melhor do que aproveitar um merecido descanso junto ao lago ou descontrair com um passeio no bosque. A sua família vai adorar!
Com cerca de dois hectares e meio, a quinta está dividida em diferentes áreas, como pecuária, agrícola tradicional e vitivinícola. Para além disso, oferece um parque para merendas, um local para confeção de alimentos e um laboratório para os pequenos cientistas.
Quinta Pedagógica de Aveiro
Na Escola Equestre de Aveiro, encontramos esta quinta pedagógica. São 4 hectares onde as crianças podem aprender a montar a cavalo (+ 5 anos) ou pónei, tratar dos animais, trabalhar na horta ou produzir pão na Casa do Forno.
Mas há mais! As famílias podem aproveitar para fazer um piquenique no campo e os mais corajosos encontram adrenalina e aventura na escalada, no slide e no circuito de pontes.
Com o objetivo de promover o contacto com campo e com os seus ensinamentos e tradições, a diversão nesta quinta é garantida. Pode ter a certeza! Nesta quinta, também pode planear festas de aniversário.
Quinta Pedagógica do Fundão
Visitar a Quinta Pedagógica do Fundão é entrar num local de descoberta do mundo rural, mas também de aprendizagens e partilha de experiências.
Localizada no centro da cidade do Fundão, a Quinta Pedagógica disponibiliza várias atividades, como passeios de carroça, visitas ao canto das aromáticas e das hortícolas e ao pomar. Frequentemente, organiza sessões sobre a importância da compostagem. São 2 hectares em ambiente natural onde habitam dezenas de espécies de plantas e de animais (aves, mamíferos e peixes).
Há um estábulo, um galinheiro e diversos animais que fazem as delícias dos mais novos. Outro dos grandes atrativos do local é o forno a lenha que enriquece a recriação do ciclo do pão. E para os interessados, o espaço tem ainda uma sala polivalente para a realização de workshops e festas de aniversário.
Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras
Estar na Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras é a mesma sensação de estar numa quinta familiar, onde cada experiência é única!
Em Gandufe, concelho de Mangualde, no distrito de Viseu, as crianças vão vivenciar o verdadeiro dia-a-dia de uma quinta. A horta da Ritinha, um jardim de aromas, uma piscina biológica, espaços infantis, um bosque encantado e um charco, são só algumas das atrações que podem encontrar na Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras.
Há uma forte probabilidade de querer ficar lá uns dias e a boa notícia é que pode fazê-lo! A Casa das Palmeiras também funciona como hotel rural: Casa das Palmeiras.
Leia também: Casa das Palmeiras – Turismo Rural com Quinta Pedagógica
Quinta Pedagógica dos Olivais
É um dos espaços privilegiados da capital para as crianças contactarem com as atividades do mundo rural e os animais. Na Quinta Pedagógica dos Olivais (re)vivem-se as tradições rurais do país e celebram-se as festividades do calendário rural.
É um verdadeiro paraíso na cidade, onde as crianças têm a oportunidade de participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta como a lavoura, hortas e pomares. E ainda ajudar a tratar dos animais da quinta, assim como cuidar da horta ou plantar couves.
Mas as descobertas não terminam aqui. Aprender a fazer pão, doce e manteiga são outras das atividades que miúdos e graúdos podem experienciar em família.
E é claro que qualquer passeio é sempre mais animado com a presença dos animais, pelo que entre patos, galinhas, ovelhas, cabras, burros, cisnes e vacas, os miúdos vão ficar encantados!
Quinta Pedagógica Lugar dos Pernilongos
Em plena reserva do Estuário do Sado, na Herdade da Gâmbia, fica o Lugar dos Pernilongos, uma quinta pedagógica muito especial, onde é possível avistar… pernilongos, uma ave com longas patas vermelhas, e asas pretas, fazendo lembrar uma cegonha em miniatura.
Na quinta não faltam os habituais animais para tratar e mimar, nem atividades divertidas onde todos aprenderão mais. Veterinário por um dia, oficina do pão, oficina do queijo fresco, passeio pela herdade, apanha da cortiça, são algumas das atividades em que as crianças podem participar!
Vale a pena destacar a atividade Manhãs e Tardes no Campo que desafiam as famílias a trazerem o seu cesto de piquenique recheado de bons petiscos. Ao chegarem à Herdade, é entregue um cesto com uma manta, um mapa e um conjunto de desafios para fazerem na floresta, onde poderão caminhar e brincar livremente.
Quinta Pedagógica Burros do Magoito
Escovar um burro, alimentar uma cabra, acariciar uma porca do Vietname ou montar um pónei. Parece interessante? Estas são algumas das atividades que se pode fazer na Quinta Pedagógica Burros do Magoito, em Sintra.
Esta quinta procura responder às necessidades crescentes do contacto dos cidadãos com a vida animal, a natureza, nomeadamente com o mundo rural e promove uma série de atividades educativas e divertidas para todos os que a visitam, ao mesmo tempo que incentiva a uma maior responsabilidade ambiental.
Neste local as crianças têm a oportunidade de conviver com várias espécies de animais, mas os passeios de burro e de pónei continuam a ser a maior atração para a pequenada. Há ainda espaço para festas de aniversário e atividades para escolas e famílias, e asinoterapia para crianças com necessidades especiais.
Quinta Pedagógica do Monte das Arouchas
No Alentejo, junto a Serpa, a Quinta Pedagógica do Monte das Arouchas ocupa um monte com muito espaço para aprendizagens e brincadeiras. Um local onde crianças e adultos podem interagir com os animais da quinta e fazer atividades ligadas ao mundo rural.
Além de aprenderem sobre os utensílios utilizados na agricultura, os visitantes podem fazer pão, doces e compotas. Isto sem esquecer o divertido passeio de carroça com a paisagem singular típica do Baixo Alentejo como pano de fundo.
No final das atividades, nada como descansar com os pequenos agricultores na zona de lazer onde há um parque infantil.
Quinta Pedagógica de Portimão
Este é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural. A Quinta Pedagógica de Portimão traz à cidade tudo o que o campo tem de bom. Todos os seus ensinamentos e todas as suas experiências de vida.
Aberto à curiosidade, este é um espaço para ver, aprender, perguntar e participar nas mais diversas atividades, ateliers e workshops. Aqui, as crianças podem fazer pão, alimentar os animais, ver como se faz o queijo e confecionar bolos e doces.
Há uma horta de legumes, um espaço com ervas aromáticas, árvores diversas como a laranjeira, a oliveira ou a figueira. E enquanto passeiam pela quinta vão cruzar-se com cavalos, vacas, burros, ovelhas, cabras, porcos, coelhos, galinhas, entre muitos outros animais.
Quintinha de Monserrate
A Quintinha de Monserrate é uma quinta pedagógica, localizada perto do Palácio e Parque de Monserrate, onde se recria o tradicional ambiente agrícola.
Os visitantes são levados à descoberta dos conceitos inerentes à vida rural e à exploração tradicional da terra. Do pomar à horta, do bosque à seara, todos ficarão a conhecer aquilo que este local tem para oferecer e as caraterísticas da região saloia.
Nesta quinta, as crianças contactam diretamente com os animais e têm a oportunidade de descobrir algumas curiosidades sobre cada espécie e podem fazer um passeio ao ar livre para conhecer as suas capacidades sensoriais, mostrando como funcionam e como podem ser usadas para percecionar o meio envolvente. Pelo passeio, vão encontrar um curioso Totem, uma árvore que virou uma escultura impressionante!
A horta é um dos espaços mais importantes da quinta, onde as crianças aprendem o valor dos alimentos e como chegam ao nosso prato. Aqui também é dada uma grande importância à compostagem.
Leia também: 5 fantásticos parques temáticos para visitar em família