O inverno está a chegar e com ele os tão aguardados passeios à neve ou férias na neve. Se está a pensar passar uns dias na neve ou num local com baixas temperaturas, a escolha do vestuário e dos acessórios é fundamental para proteger toda a família do frio e das condições atmosféricas adversas. Com a roupa apropriada, pode aproveitar ao máximo os passeios e as atividades na neve e ficar tranquilo quanto à sua saúde e a dos mais pequenos.
Roupa para a neve: o que vai precisar?
Calças para a neve
Para proteger as pernas, vai precisar de calças impermeáveis, específicas para a neve. Para as crianças, pode optar por jardineiras pois são mais práticas para quem não está quieto!
A resistência ao frio varia de pessoa para pessoa. Contudo se a ideia é passear e brincar na neve, as calças impermeáveis são a melhor opção para toda a família.
Se mesmo assim decidir que os adultos não precisam de ir tão agasalhados, deverão usar umas meias ou legging térmicas por baixo das calças de ganga, por exemplo.
Casaco para a neve
Os casacos de lã são práticos, quentes e confortáveis para usar dentro de casa. Para o exterior, precisa de um bom casaco impermeável indicado para a neve que vai isolar o corpo contra o frio e a humidade.
Camisola interior e calças interiores
As camisolas interiores e as calças interior devem ser térmicas, justas e confortáveis para aconchegar o corpo, deixando-o respirar.
Meias para a neve
Para proteger os pés, precisa de meias térmicas especiais para temperaturas baixas. Os pés nunca devem ficar húmidos. Para além do desconforto e do frio, pode por em causa a saúde e as férias!
Calçado para a neve
Tal como a roupa, o calçado para a neve e para o tempo frio e húmido deve ser escolhido com muito cuidado.
Vai precisar de um par de botas apropriadas. Devem ser à prova de água e com uma sola especial que mantêm os pés quentes, secos e confortáveis. Para além disso, as botas para a neve ajudam a evitar quedas provocadas pelo gelo escorregadio e protegem os pés caso a neve ultrapasse a altura da sola das botas.
Outro aspeto importante a ter em conta na escolha calçado é a altura e largura do cano. As botas devem ficar bem justas à perna para evitar que a neve caia entre a bota e as meias. As botas de cano alto também permitem andar com os pés protegidos mesmo em camadas altas de neve.
Acessórios: cachecol, gorro, luvas, meias e óculos de sol
Se as férias incluem passear, esquiar ou simplesmente brincar na neve, toda a família deve ir equipada com uma série de acessórios. Não se esqueça que perdemos calor pelas extremidades. Se a ideia é praticar desporto, acresce o equipamento de segurança, como o capacete.
O cachecol é essencial para proteger o pescoço. O gorro e as luvas deverão ser de específicos para a neve, isolantes, quentes e impermeáveis. Quando escolher o gorro, certifique-se que cobre bem as orelhas.
Proteção da pele e hidratação contra o tempo frio
As temperaturas frias agridem a pele, podendo causar desidratação e queimaduras. A pele do rosto e os lábios devem ser protegidos com protetor solar e batom hidratante, deve também ser oferecida água regularmente às crianças, mesmo que não tenham sede.
Como se vestir para a neve e se proteger contra o frio extremo?
A principal dica é vestir-se por camadas e escolher roupa adequada para temperaturas baixas, com isolamento térmico mas, ao mesmo tempo, leve e confortável. Para além de ser mais fácil manter a temperatura corporal, permite tirar ou acrescentar peças de acordo com a temperatura e os locais (interior / exterior). Se tiver de comprar, prefira a qualidade à quantidade. Boas peças significam tranquilidade e proteção.
Roupa para a neve: a técnica das 3 camadas
- Camada interna ou segunda pele – manter o corpo quente e seco
A primeira camada de roupa deve ser bem justa para reter o calor produzido pelo corpo. Feita de tecido térmico, tem a função de manter o corpo quente e de facilitar a passagem do suor para o exterior. Este tipo de tecido seca rapidamente o que permite lavar uma peça enquanto se usa outra. Para não perder o efeito isolante, não deve ser vestida por cima de outro tipo de peças.
- Camada do meio – manter o corpo quente
Camisolas e casacos produzidos com fibras leves e térmicas especialmente desenvolvidas para aquecer e manter a temperatura do corpo (fleece, material macio e aveludado). Para temperaturas até aos 10º negativos uma peça poderá ser suficiente. Já para temperaturas negativas, é aconselhado vestir duas peças. O mesmo para as meias.
- Camada externa – proteger contra o vento e a humidade
Os casacos e as calças devem ser impermeáveis e confecionados com tecidos específicos para bloquear o ar frio e a humidade. Para além disso, devem ter tecnologia corta-vento para maior proteção.
Existem dois modelos: finos e com enchimento. O modelo adequado varia segundo a temperatura que a enfrentar. Com temperaturasa a rondar os zero graus convém optar por peças com enchimento.
Roupa para a neve: sugestão do que levar para a neve (1 semana):
- Casaco corta-vento impermeável com ou sem enchimento (1);
- Calças de neve ou jardineira de neve (1);
- Camisolas de fleece (2);
- Meias calças com um mínimo de 40 fios (3 pares) – para a 1ª camada;
- Meias calças ou legging de fleece, lã ou veludo (3 pares) – para a 2ª camada;
- Meias térmicas (3 pares);
- Casaco de lã (1);
- Luvas de lã ou fleece (1 par) – 1ª camada;
- Luvas impermeáveis (1 par) – 2ª camada;
- Cachecol de lã ou de fleece (1);
- Gorro de lã ou de fleece (1) – para a 1ª camada;
- Gorro impermeável (1) – para a 2ª camada;
- Óculos de sol;
- Protetor solar;
- Protetor para os lábios;
- Creme hidratante.