Quando aparecem os primeiros dentes do bebé? A formação dos dentes de leite ou temporários inicia-se no período pré-natal, durante a gravidez, por volta das 6 semanas. A mineralização destes dentes continua até aos 3 anos, idade aproximada em que a primeira dentição está completa. Por outro lado os dentes definitivos ou permanentes iniciam a sua formação entre os 2 e 3 anos e terminam a sua erupção com os chamados dentes do siso, que pode ocorrer até aos 25 anos.
Quando aparecem os primeiros dentes?
Segundo os estudos, a idade média de erupção do primeiro dente é aos 6 meses. No entanto este momento pode variar individualmente, sendo que há crianças que ao primeiro ano podem ainda não ter dentes. O importante é saber que existe uma sequência cronológica para a erupção de cada dente e que esta deve ser simétrica. Por isso é tão importante ser acompanhado por um médico dentista pediatra desde cedo, para que ele possa controlar o nascimento destes dentes.
Os primeiros dentes a romper, geralmente são os incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva à frente, em baixo), seguidos pelos incisivos centrais superiores (à frente, em cima).
Posteriormente aparecem os restantes dentes até completar a dentição de leite, composta por 20 dentes, até aos 3 anos. As meninas são, geralmente, mais precoces; entre os 2 anos e meio e os 3 anos de idade, os 20 dentes temporários já estarão presentes na cavidade oral.
A erupção dentária pode ou não causar desconforto no bebé. Alguns sintomas de que os dentes de leite estão a nascer são:
- Nervosismo ou grande irritabilidade;
- Salivação abundante;
- Perda de apetite ou rejeição do biberão (as gengivas doridas podem provocar incómodo durante a mamada);
- Dificuldade em dormir.
Por instinto, o bebé tentará levar à boca tudo o que apanhar, na tentativa de atenuar a dor nas gengivas. Pode ajudar o bebé com os discos gelados (que ajudam a anestesiar a área e a minimizar o desconforto) ou com gel. O seu médico dentista pediátrico pode dar-lhe as melhores sugestões para aliviar o desconforto do bebé.
Quando aparecem os primeiros dentes do bebé, raramente, poderá surgir uma febrícula (excecionalmente acima de 38,8 ºC). À observação a gengiva torna-se mais vermelha e, por vezes, inchada.
A dentição permanente ou definitiva inicia-se aproximadamente entre os 5 e os 7 anos de idade e poderá constituir-se de 32 dentes, caso erupcionem os terceiros molares (dentes do siso), o que nem sempre ocorre.
Os dentes de leite desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da criança. A dentição temporária irá influenciar não só a sua saúde geral mas também o desenvolvimento motor e a estrutura orofacial que manterá em adulto. Segundo alguns especialistas, a primeira consulta ao dentista deve ser realizada quando aparecem os primeiros dentes ou até completar o primeiro ano de vida.