Quem em pequeno não tomou xarope de cenoura caseiro, para aliviar a tosse? Hoje em dia contínua a ser um dos remédios caseiros mais recomendado para a tosse e usado por muitas famílias. Contudo, se a tosse for persistente, ou acompanhada por outros sintomas, como febre, falta de ar ou “pieira” ao respirar, consulte um médico!
As cenouras são ricas em fitoquímicos como o beta-caroteno e a luteína, entre outros. Estes fitoquímicos, e vitaminas presentes na cenoura, têm funções antioxidante, anti-inflamatória, reforço da sistema imunitário e de protecção das células. Por isso, a cenoura é um bom alimento para consumir diariamente, mesmo sem estar doente. Em caso de doença, é benéfico reforçar este consumo, em sopas, ou sumos, ou neste xarope de cenoura.
O açúcar adicionado à cenoura vai “derreter”, transformando-se em xarope. Tomando, assim, características lubrificantes na garganta. É por isso uma boa ajuda na tosse seca, aliviando a irritação criada na garganta. Também o sabor adocicado, ajuda a que este xarope seja bem aceite pelos mais pequenos.
Como este xarope de cenoura leva uma grande quantidade de açúcar, deve ter especial cuidado no seu consumo, e sobretudo na oferta às crianças. Pode oferecer uma colher de sobremesa de xarope, no máximo 2 vezes ao dia, por cerca de 3 a 5 dias. No caso dos adultos, pode aumentar a dose para uma colher de sopa. Se a tosse se tornar persistente, ou não aliviar com o xarope, deve procurar um médico, para despistar outras causas e ser medicada.
É de frisar que este xarope, apesar dos vários benefícios, não substitui a consulta de um médico assistente, para diagnóstico apropriado. Assim como, não se constitui como terapia para uma tosse mais grave, ou mesmo gripe.
Receita do xarope de cenoura
Vai precisar:
- 1 cenoura grande
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo ou mascavado
Preparação:
- Em primeiro lugar, fatie a cenoura em rodelas finas, com uma faca ou auxílio de uma mandolina.
- Numa taça junte as rodelas de cenoura com o açúcar e envolva.
- Reserve por cerca de 15-20 minutos, até se formar o xarope.
- Guarde num frasco ou caixa fechado, por cerca de 1 semana.
Poderá adicionar:
- Gengibre – poderá ralar um pouco de gengibre e adicionar à cenoura e açúcar. O gengibre tem propriedade anti-inflamatórias, que ajudará no alívio da tosse e outros sintomas de constipação.
- Curcuma – tal como o gengibre, a curcuma tem propriedade anti-inflamatórias e descongestionantes. Também, como é rica em beta-caroteno, ajuda no reforço do sistema imunitário.
- Limão – o limão fornecerá vitamina C, para reforço do sistema imunitário contra a constipação. Pode espremer um pouco de sumo no xarope de cenoura.
- Laranja – se o ácido do limão não for do seu agrado, opte por juntar sumo de laranja ao seu xarope.
- Mel – o mel também é reconhecido como anti-inflamatório. Pode adicionar ao xarope, reduzindo a quantidade de açúcar amarelo.
Pode adicionar um destes ingredientes ao xarope de cenoura, ou mais que um, mediante os benefícios que procura.
Outros remédios caseiros para a tosse
O chá de limão com mel, ou o leite morno com mel, podem ajudar a aliviar os sintomas de constipação, incluindo a tosse. O mel tem propriedades anti-inflamatórias, para além do poder lubrificante na garganta.
Muitas famílias relatam melhorias substanciais na tosse e congestionamento nasal dos mais pequenos à noite, colocando uma cebola ao lado da cama. Portanto, bastará cortar uma cebola e colocar no quarto da criança, de preferência junto à cama. A criança sentirá um alívio imediato respirando os aromas libertados pela cebola, conduzindo a um sono mais tranquilo.