As crianças fazem 1000 perguntas por mês aos pais! Este é o espantoso resultado de uma sondagem da empresa de produtos para bebés Munchkin!
A empresa promoveu a sondagem, na qual participaram 1.500 pais. As crianças sobre as quais incidiu a sondagem tinham entre cinco e 11 anos de idade.
Por acaso já contou (ou tentou contar) quantas perguntas lhe faz o seu filho por dia? Prepare-se para os resultados. Segundo a sondagem, as crianças fazem uma média de 27 perguntas por dia aos pais. Isto equivale a perto de 1.000 perguntas por mês e a umas impressionantes 10.000 perguntas por ano!
“Porque é que o céu é azul?”, perguntam
Poderíamos pensar que as 27 perguntas diárias sejam rotineiras, como “a que horas vamos para a natação'” ou “onde está a minha consola de jogos”? Estas são perguntas objetivas e de fácil resposta. Tudo bem.
Contudo, os resultados da sondagem apontaram que não é bem assim. É que entre as perguntas de resposta rápida e fácil, as crianças formularam questões com resposta bem mais complexa. Com efeito, alguns dos pais disseram que lhes tinha sido perguntado, por exemplo, “onde dormem os peixes?”, “porque é que o céu é azul?” ou “porque é que a Terra se move?”
“As crianças fazem uma média de 27 perguntas por dia aos pais. Isto equivale a perto de 1.000 perguntas por mês e a umas impressionantes 10.000 perguntas por ano!”
Três quartos dos 1.500 pais que participaram na sondagem admitiram não possuir conhecimentos suficientes para responderem à maioria das questões gerais.
“De onde vêm os bebés?“, “porque é que eu tenho que fazer o que me dizes?” ou “porque é que não posso ficar acordado até tarde como tu?” foram, segundo os pais questionados, algumas das perguntas de resposta mais difícil feitas pelas crianças.
Crianças fazem perguntas porque querem conhecer o mundo
A empresa Munchkin comentou que os resultados da sondagem demonstram “o quão naturalmente curiosas são as crianças”.
E é perfeitamente natural que os nossos filhos queiram conhecer e compreender o mundo que as rodeia.
A hora de ir para a cama poderá ser uma boa altura para discutir essas questões com o seu filho. É um momento mais íntimo, em que a criança já está mais relaxada. É uma altura propícia para a criança querer expressar as suas preocupações e dúvidas. Iniciar a rotina de ir para a cama um pouco mais cedo e reservar tempo para conversar calmamente com o seu filho pode ser uma boa estratégia.