Descomplicar a adolescência poderá parecer uma tarefa impossível. Entrar na mente de um adolescente pode assemelhar-se a percorrer um labirinto, dirão muitos pais. Efetivamente, a criança que sempre conheceram começa a mudar e muito rapidamente. Mas essa mudança é a todos os níveis, não só o físico, como bem sabemos.
A mítica “idade do armário”
Muitas perguntas e dúvidas surgirão. Mas lembre-se, essas serão principalmente para o seu filho pois é nele que incidem essas transformações.
O que fazer? O melhor é saber o máximo sobre esta fase importantíssima do desenvolvimento do seu filho. Assim poderá compreender melhor esta mudança de forma a melhor o acompanhar e apoiá-lo. É que para si poderá não parecer fácil, mas para o seu filho muito menos.
E já agora, sabe porque é que chamamos “idade do armário” à adolescência? Porque supostamente temos vontade de os trancar num armário durante esta fase, guardar a chave e só abri-lo quando terminar!
O que é a adolescência?
A adolescência é um período de transição da infância para a idade adulta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) esta fase da vida é uma das mais rápidas do desenvolvimento humano. A adolescência é extremamente importante pois ocorrem transformações profundas no indivíduo. Estas transformações não se dão apenas a nível físico; a nível emocional, neurológico, psicológico e social ocorrem igualmente mudanças profundas.
Durante esta etapa o seu filho irá:
- Desenvolver novos conhecimentos e competências
- Aprender a gerir emoções e relacionamentos
- Adquirir atributos e capacidades essenciais que o irão preparar para os desafios da idade adulta
A OMS define a adolescência como o período que decorre entre os 10 e os 19 anos de idade. Contudo, esta transição da infância para a idade adulta varia de cultura para cultura, e ao longo das épocas. Há quem considere que a adolescência termine aos 21 anos, por exemplo. Além disso, as raparigas tendem a atingir marcos de desenvolvimento até dois anos antes dos rapazes.
No passado, a transição da infância para a idade adulta era mais rápida. Efetivamente, hoje em dia nalgumas sociedades ainda o é. Contudo, isto está a mudar em muitos países pois os jovens passam cada vez mais anos no ensino e formação. Adicionalmente, as suas expectativas mudaram também. Os papeis e responsabilidades de adulto têm iniciado cada vez mais tarde, nomeadamente o emprego e a formação de uma família.
Três fases de grandes transformações
Segundo a OMS, a adolescência divide-se em três fases diferentes. Cada uma destas fases é marcada por diferentes transformações. As idades apresentadas poderão variar de jovem para jovem.
- Adolescência precoce – 10 a 13 anos de idade: puberdade ou aparecimento dos caracteres sexuais secundários e aumento da velocidade de crescimento
- Adolescência média – 14 a 16 anos de idade: as adolescentes já tiveram a primeira menstruação (menarca) e maturação dos órgãos reprodutores
- Adolescência tardia – 17 anos em diante: puberdade completa, caracteres sexuais secundários semelhantes aos do adulto e tendência a aumentar atividade sexual
Transformações físicas
Nesta fase dão-se transformações muito profundas a nível do corpo, com modificações na composição corporal, que vão introduzir diferenças entre géneros.
Raparigas
- Crescimento pronunciado e aumento do peso
- Aumento da massa gorda
- Alargamento e arredondamento das ancas
- Aparecimento dos mamilos e crescimento das mamas
- Crescimento dos pelos púbicos
- Início dos ciclos menstruais
- Ativação das glândulas sudoríparas
- Maior oleosidade na pele
Rapazes:
- Crescimento pronunciado e aumento do peso
- Alargamento do peito e dos ombros
- Aumento da massa muscular e diminuição da massa gorda
- Engrossamento da voz
- Crescimento do pénis e testículos
- Início da produção de esperma
- Crescimento dos pelos púbicos e da barba
- Engrossamento dos pelos dos braços e pernas
- Ativação das glândulas sudoríparas
- Maior oleosidade na pele
Transformações psicológicas
Na adolescência ocorrem desenvolvimentos em várias regiões do cérebro. Alguns desenvolvimentos estão ligados às alterações hormonais, mas nem todos. O adolescente procura, nesta fase, descobrir a sua identidade, desenvolve autonomia e o pensamento abstrato. Aprende novas competências como gerir as suas emoções, tomar decisões e controlar os seus impulsos, por exemplo.
Contudo, as transformações que se dão a nível neurológico estão também associadas à experimentação e exploração típicas da adolescência. E isto pode significar comportamentos de risco. Por isso, o adolescente poderá arriscar o consumo de substâncias, correr risco na estrada, sexualmente, ser violento, etc. Porquê? Porque a maturidade biológica precede a maturidade psicossocial.
Acontece que existe uma certa desconexão entre capacidades físicas do adolescente e a sua procura de novas sensações e capacidade de autocontrolo. Isto poderá levar o adolescente a adotar comportamentos de risco.
A adolescência é ainda uma fase em que se pode promover desenvolvimentos positivos para colmatar eventuais experiências negativas na infância. Falamos por exemplo, de casos de abuso. É que o cérebro do adolescente possui plasticidade neural significativa.
A sexualidade
As alterações que se dão no corpo do adolescente fazem com que este se interesse mais pela autoimagem. Desperta ainda uma curiosidade cada vez maior pela sexualidade. O adolescente fica curioso relativamente às transformações ocorridas no seu corpo e começa a explorá-las. Depois começa o interesse pelo sexo oposto e consequente aproximação. Isto poderá levar, naturalmente, às primeiras experiências sexuais.
É muito importante que demonstre abertura relativamente à sexualidade e que esclareça o seu filho sobre as mudanças que irão ocorrer no seu corpo, preferencialmente antes dessa transformação. Converse sobre isso com o seu filho e mostre disponibilidade para esclarecer quaisquer dúvidas que lhe surjam. Fale também sobre métodos contracetivos.