A tosse na gravidez é um sintoma normal que pode surgir a qualquer altura da gestação, pois durante este período da sua vida a mulher sofre alterações hormonais que a tornam mais sucetível a alergias, constipações, gripes e outros problemas que possam provocar tosse
Como evitar a tosse na gravidez?
Para evitar a tosse na gravidez, é aconselhável que a mulher evite locais frios ou com grandes variações de temperatura, locais poluídos, com ácaros ou pó. Recomenda-se ainda a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, incluindo a toma de alguns chás (que não constituem perigo para a gravidez), tais como chá de limão com mel.
Como acalmar a tosse na gravidez?
O primeiro passo para acalmar a tosse na gravidez passa por manter a garganta bem hidratada. Para tal, existem alguns truques que podem ajudar a aliviar, tais como:
- Beber bastante água à temperatura ambiente (nem quente, nem fria);
- Ingerir 1 colher de mel.
Como curar a tosse?
Em alguns casos, quando a tosse na gravidez é seca e persistente a gestante pode ter dor de barriga, devido às repetidas contrações dos músculos abdominais. Nesse caso, o médico poderá receitar um xarope ou anti-histamínico para aliviar a tosse e impedir essas contrações.
No caso da tosse na gravidez com expetoração não é prática comum prescrever anti-histamínicos, uma vez que estes têm como objetivo diminuir os episódios de tosse e, neste caso, é importante a tosse para eliminar as secreções dos pulmões e das vias respiratórias.
Remédios caseiros para a tosse na gravidez
Xarope de gengibre, mel e limão
O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e expetorantes que facilitam a eliminação da expetoração, e o limão é rico em vitamina C, que ajuda a melhorar as defesas do organismo e ajuda no combate a infecções.
Ingredientes
- 5 colheres de sopa de mel;
- 2 cm de gengibre;
- 1 limão com casca;
- 1/2 copo de água.
Modo de preparação
Cortar o limão em cubos, cortar o gengibre em fatias e, de seguida, colocar todos os ingredientes numa panela a ferver. Após estar fervido, deve tapar até ficar morno. Depois, deverá beber 1 colher de sopa deste xarope natural 2 vezes ao dia.
Xarope de cebola e mel
As resinas que a cebola libertam têm propriedades expetorantes e antimicrobianas. O mel, por sua vez, ajuda a soltar a expetoração.
Ingredientes
- 1 cebola grande;
- Mel.
Modo de preparação
Picar uma cebola grande, cobrir com mel e aquecer numa panela tapada, em lume brando, durante 40 minutos. Depois, deve guardar o xarope numa garrafa de vidro no frigorífico. Pode tomar entre meia a uma colher de chá de 15 em 15 ou de 30 em 30 minutos até a tosse acalmar.
Xarope de tomilho
O tomilho ajuda a eliminar a expetoração e a relaxar o trato respiratório e o mel ajuda também a conservar o xarope e a acalmar a garganta irritada.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de tomilho seco;
- 250 ml de mel;
- 500 ml de água.
Modo de preparação
Ferver a água, juntar o tomilho, tapar e deixar em infusão até arrefecer. Depois deve coar e juntar o mel.
Vaporização e consumo de chás
Além destas “mesinhas”, a mulher pode ainda fazer vaporização e beber bebidas quentes com um pouco de mel.
No entanto, se a tosse não passar ou aliviar em 3 dias, há que estar alerta a outras sintomatologias. Quando a gestante apresentar um quadro de tosse associado a outras manifestações clínicas, como febre, arrepios, suor e mau-estar geral deve informar o seu obstetra para obter um diagnóstico e tratamento adequado.
Quais os sinais de alerta?
Existem alguns sintomas que podem indicar que a tosse na gravidez pode ser um sinal de alguma patologia, tais como:
- Tosse persistente;
- Tosse com sangue;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Febre;
- Calafrios ou tremores.
Estes sintomas podem indicar a presença de vírus ou bactérias que precisam ser combatidas com antibióticos ou outros fármacos (devidamente especificados pelo médico assistente).
Na consulta, o médico irá auscultar os pulmões e pode pedir exames de diagnóstico complementares, como um raio-x ao tórax.
Será que a tosse na gravidez prejudica o bebé?
Não, a tosse na gravidez não prejudica o bebé, porque não é um sintoma perigoso. No entanto, é importante sublinhar que algumas causas da tosse podem fazer mal ao bebé, como a asma, bronquite ou pneumonia, tal como a toma de chás ou remédios tomados sem conhecimento médico.
Por esse motivo, é sempre aconselhável procurar um médico sempre que tiver tosse persistente ou outras doenças respiratórias para iniciar tratamento com remédios não contra-indicados na gravidez, evitando dessa forma complicações.
A tosse não causa contrações uterinas, nem tão-pouco desloca a placenta, mas pode ser muito desconfortável e originar dor nos músculos do abdómen quando é repetitiva. Portanto, é importante procurar ajuda médica para eliminar a tosse, e conseguir ficar mais descansada.