Provavelmente já reparou, em várias histórias da rede social Instagram, que existem vídeos que provêm de uma app chamada TikTok.
Ainda que a aplicação já tenha sido lançada tempo, foi no início deste ano que surgiram vários relatos no que a falhas de segurança diz respeito.
TikTok
O que é e para que serve?
O TikTok é uma aplicação que, tal como o Instagram, permite postar um vídeo de até 15 segundos na conta e interagir com outros utilizadores.
Está a ser massivamente utilizado por crianças e adolescentes. Estes fingem cantar partes de músicas e dançam. Também se pode observar vídeos feitos com amigos ou animais de estimação.
Segundo a responsável da aplicação de controlo parental Bark, Titania Jordan, “apesar de todas as falhas, a app é muito divertida e viciante“.
Através da combinação de múltiplos fatores de entretenimento, como humor, dança, música, entre outros, tornou-se um fenómeno “muito popular entre a Geração Z [crianças e jovens adultos nascidos entre 1990 e 2010]”, precisamente por conseguir juntar tudo isto “num só espaço onde há micro conteúdos intermináveis e adaptados ao que cada um gosta de ouvir, graças ao seu poderoso algoritmo”, explica a especialista em declarações ao site Good House Keeping.
Apesar da maioria do utilizadores utilizarem esta plataforma de social media para interagir com amigos e por pura brincadeira, existem aqueles que aspiram chegar a todos (numa página para tal, designada “For You”) e obter vídeos patrocinados por marcas ou empresas.
Nem os memes são excluídos – aliás, adquirem aqui uma grande poder.
“A cultura dos memes é enorme no TikTok, com o aparecimento de novos desafios constantemente”, declara Titania Jordan. Neste contexto, as crianças tentam superar-se e vencer os outros, criando, assim, novas tendências.
Será esta aplicação segura?
Até aqui, tudo parece parte do processo de formação de personalidade e interação social destes pequenos seres humanos.
No entanto, existe algo que deve ser tido em conta: a aplicação permite que as pessoas se conectem com qualquer outra pessoa, podendo, assim, visualizar os conteúdos por si partilhados sem qualquer espécie de filtro. E foi aqui que os pais começaram a ficar preocupados.
“Embora existam recursos de privacidade, não há controlo parental no TikTok“, confirma.
Nesta plataforma, os utilizadores podem entrar em contacto com qualquer pessoa e, apesar de ser “possível bloquear ou denunciar outras pessoas devido a mensagens inapropriadas, o TikTok não possui controlos parentais mais amplos“, enaltece.
Tiktok versus Instagram
Na rede social associada ao Facebook, os perfis podem ser públicos ou privados. Desta forma, é garatido algum controlo sobre com quem se conversa ou o que pode ser visto. Ao contrário, o TikTok é uma rede social pública que expõe os conteúdos a todos os utilizadores da aplicação.
Perigos da rede social
Sendo esta última (aplicação) um incentivo à performance, é expectável que surjam elogios ou críticas e conversas entre membros. Se, por um lado, promove a interação, por outro pode “levar a que alguns ‘predadores’ cheguem mais facilmente às crianças e jovens, fazendo com que estes se sintam especiais”, elucida Titania Jordan .
Além disso, existem outros detalhes igualmente alarmantes:
“Mesmo que coloquemos a conta privada, ainda é possível ser-se exposto a conteúdo sexual ou violento, porque estes são publicados no feed público.
O tipo de conteúdo pode variar desde vídeos de cariz sexual, passando por mostrar acrobacias fisicamente perigosas (que as crianças acabam por conseguir recriar), havendo ainda a possibilidade de confrontação com comentários racistas e discriminatórios”, especifica a responsável da aplicação de controlo parental Bark.
Uma vez que são lançados desafios com alguma regularidade, estes também podem constituir um incentivo para o crescimento de sentimentos negativos, tais como a ansiedade e pressão.
Políticas de segurança na aplicação TikTok
De forma a garantir políticas de segurança da app, o Tiktok fez uma parceria com uma organização internacional sem fins lucrativos, a Family Online Safety Institute (FOSI, singla em inglês).
A FOSI afirma, numa publicação da sua página oficial, que a rede social “oferece espaço para a expressão criativa e uma experiência genuína, alegre e positiva e que vai ao encontro da missão da FOSI: a de incentivar as famílias a compartilhar de forma positiva as suas experiências online e a conversar com as crianças sobre o que fazem nas redes”.
Nessa mesma página, a organização dá algumas dicas de segurança e um guia para os pais. Além disso, são ainda disponibilizados vários vídeos educacionais que ensinam a gerir melhor as ferramentas do site.