Qual é o impacto do novo COVID-19 sobre a gravidez? O que fazer se estiver grávida e for diagnosticada? Irá a infeção pelo vírus afetar o bebé?
Se está grávida, estando o país em estado de alerta atualmente, deverá sentir alguma preocupação relativamente ao impacto do novo COVID-19 sobre a gravidez e o seu bebé.
Por isso mesmo, decidimos investigar o que dizem os especialistas sobre o impacto do novo coronavírus sobre a gravidez. A instituição norte-americana Centers for Disease Control and Prevention (abreviado CDC) publicou várias perguntas e oferece as possíveis respostas para tal. Ora vejamos.
Face à incerteza das respostas, pois ainda não existirão estudos suficientes para apresentarem conclusões concretas, o melhor será as grávidas protegerem-se ao máximo do vírus COVID-19.
Na gravidez, qual é o risco de contrair COVID-19? As grávidas estão mais suscetíveis de contrair o novo vírus?
Segundo o CDC, atualmente, atualmente desconhece-se se as mulheres grávidas encontram-se em maior risco de contrair COVID-19 em relação ao público em geral.
Contudo, durante a gravidez, dão-se alterações no corpo que poderão tornar a grávida mais suscetível de contraiar certas infeções.
Se uma grávida contrair COVID-19, a gravidade da doença poderá ser maior do que seria no público em geral?
Não se sabe ao certo se o impacto de uma infeção por COVID-19 poderá ser mais grave numa grávida do que noutras pessoas.
No entanto, com os vírus da mesma família do COVID-19, e outras infeções respiratórias virais, como é o caso da gripe, as mulheres apresentam um risco de doença mais grave.
Uma grávida infetada com COVID-19 pode transmitir o vírus ao feto ou recém-nascido?
Atualmente, desconhece-se se o vírus COVID-19 poderá ser transmitido da grávida para o feto ou da mãe para o recém-nascido. Que se saiba, até à data (12 de março de 2020), os bebés que nasceram de mães infetadas com COVID-19 não apresentaram resultados positivos para o vírus.
Da mesma foram, não foram encontrados vestígios do vírus numa pequena amostra de líquido amniótico e de leite materno.
Se uma grávida tiver COVID-19 durante a gestação, o bebé ficará afetado?
À semelhança das questões anteriores, ainda não se sabe que riscos poderá ter um bebé, cuja mãe tenha sido infetada com COVID-19 durante a gravidez.
Foram, contudo, relatados alguns problemas relacionados com a gravidez ou parto em bebés que nasceram de mães infetadas com COVID-19 durante a gestação. Mas não se sabe ao certo se estes problemas estavam relacionados com a infeção da mãe pelo vírus.
De que forma podem as grávidas proteger-se do vírus COVID-19?
O melhor será naturalmente evitar sair de casa. Contudo, se tiver mesmo que sair de casa, as medidas de proteção a tomar são as mesmas recomendadas para o público em geral:
- Cobrir a cara ao tossir ou espirrar (para o cotovelo é uma boa forma)
- Evitar contactos com pessoas doentes
- Lavar as mãos com água e sabão durante 20 segundos e usar um desinfetante ou álcool nas mãos