À medida que as escolas encerram e os pais ficam com os seus filhos em casa, em quarentena voluntária ou obrigatória, muitas são as dúvidas que assolam os adultos sobre como manter uma rotina de trabalho, estudo e brincadeira entre quatro paredes.
No blogue Motherly foi partilhado um calendário que se está a tornar viral nas redes sociais. Este foi idealizado pela fotógrafa Jessica McHale e está a tornar-se um fenómeno da internet.
Calendário familiar para a quarentena
“[O calendário] Foi escolhido por grupos comportamentais, médicos, professores e foi partilhado mais de 10 mil vezes. Sinto que acabei de receber um troféu oficial de mãe”: escreveu a fotógrafa na sua página do Facebook.
De acordo com Jessica McHale, o calendário familiar para a quarentena foi estruturado tendo em conta a idade dos seus filhos e as atividades do dia a dia da sua família. De acordo com a fotógrafa, pode utilizar este modelo e usá-lo como ponto de partida para criar o seu próprio calendário de família para a quarentena.
De forma a não forçar nem exigir demasiado dos pequenos, é importante que haja uma atividade entre o acordar e o início do estudo. Se viver em zonas isoladas, pode optar por fazer caminhadas ou andar de bicicleta. Assim, os pequenos sempre gastam energia e ficam mais motivados para o resto do dia. Se não for possível, jogue à bola em casa (sempre em segurança), brinque às escondidas ou jogue à apanhada, por exemplo.
De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA, “uma forma de manter o controlo e ajudar as crianças a aprender é criando estrutura. A estrutura é criada por regras e rotinas consistentes. As regras ensinam às crianças quais os comportamentos que são aceitáveis e não aceitáveis. As rotinas ensinam as crianças o que esperar do dia.”
Inspire-se e faça o seu próprio calendário familiar para a quarentena, dividindo o tempo entre a brincadeira, o estudo e o trabalho.