O saco de Douglas ou bolsa de Douglas é uma membrana que tem um propósito específico, que pode ter líquido ou não. Quando se encontra com mais líquido do que aquele considerado normal em determinadas alturas pode ser o prenúncio de uma patologia.
Saco de Douglas
O que é?
O saco de Douglas encontra-se na parte de baixo do abdómen, localizando-se, nas mulheres, entre o útero e o reto e nos homens entre a bexiga e o reto. Esta membrana que cobre a cavidade abdominal tem como principal função suportar os órgãos. Além disso, é possível que acumule líquidos das estruturas anatómicas à sua volta (útero, ovário, abdómen, bexiga, etc.), o que nem sempre é indicador de uma patologia.
Normalmente, o saco de Douglas é observado para analisar se está vazio ou se tem qualquer tipo de líquido, seja ele com ou sem pus e sangue ou limpído, uma vez que pode ajudar a descobrir a sua origem e, por conseguinte, ajudar no diagnóstico.
Líquido no saco de Douglas
Como foi referido anteriormente, é normal que, em algumas situações, a mulher tenha líquido na bolsa de Douglas, como por exemplo durante o ciclo menstrual e na ovulação. Nestas alturas, pode-se visualizar, através da realização de uma ecografia endovaginal, entre um e cinco mililitros de líquido livre nesta cavidade abdominal. No entanto, se a mulher apresentar grandes quantidades de líquido no saco e sintomas como dores e mal-estar pélvico poderá ser importante pedir a avaliação de um profissional de saúde.
Causas de líquido no saco de Douglas
Se se verificar a presença de líquido livre na bolsa e o seu valor estiver compreendido entre um e cinco mililitros (ou um pouco mais), à partida não haverá razão para preocupações. Contudo, se existir uma quantidade anormal de líquido e sintomas associados, é de extrema importância relatar os sinomas e solicitar observação ao seu médico assistente. Desta forma, poderá fazer um despiste de possíveis patologias causadoras dessas manifestações clínicas. Para tal, é expectável que o médico lhe peça para realizar vários exames, tais como uma ecografia endovaginal, ressonância magnética e/ou tomografia.
Estando o saco de Douglas inserido numa área que contacta com diversos órgãos, várias podem ser as doenças causadoras desse líquido. Entre elas estão:
- quistos no ovário;
- doenças inflamatórias pélvicas;
- apendicite supurada;
- peritonite;
- gravidez ectópica;
- endometriose;
- ascite.
Assim que for diagnosticada a causa, deve iniciar-se o tratamento o quanto antes. De frisar ainda que o líquido não representa qualquer problema para a mulher – o que a causa é que pode o constituir.
O líquido livre na bolsa de Douglas pode ter alguma interferência quando a mulher está a tentar engravidar?
Apesar de não haver certezas absolutas, não existe qualquer tipo de evidência científica que comprove a relação entre a presença de líquido no saco com a conceção.
Não obstante, se a mulher está a ter dificuldades em engravidar e tem líquido no saco, pode haver algo que está a acontecer no seu corpo que está a impedir a fecundação. É, por isso, importante frisar a relevância que tem estar atenta aos sinais que o seu corpo lhe dá para que possa corrigir o que não está bem, ou menos bem.