Demonstrar o seu amor pelos filhos adolescentes melhora conflitos. Porquê? Porque assim os pais irão conseguir gerir os conflitos que surgem de forma muito melhor.
De acordo com um estudo publicado recentemente, os pais que demonstram o seu carinho e amor pelos filhos adolescentes conseguem apaziguar os inevitáveis conflitos familiares. O estudo foi conduzido por investigadores da prestigiada Universidade de Yale, nos EUA.
Demonstrar carinho e elogiar minimiza os conflitos entre pais e filhos adolescentes
Para este estudo, o investigador John Coffey e colegas analisaram o conteúdo dos diários dos pais e filhos adolescentes de 151 famílias. Os adolescentes tinham entre 13 e 16 anos de idade. 95% dos progenitores analisados eram do sexo feminino.
A equipa analisou 21 dias de registos dos diários. Esta análise permitiu descobrir que os comportamentos dos pais influenciavam a forma como os filhos se sentem amados pelos mesmos.
Com efeito, independentemente da proximidade entre pais e filhos adolescentes, estes sentiam-se mais amados sempre que os pais demonstravam carinho, compreensão e elogios. Por outro lado, quando os pais relatavam nos diários mais conflitos que o normal, os filhos sentiam-se menos amados.
Outra descoberta importante foi o facto de os pais conseguirem reduzir o impacto dos inevitáveis conflitos familiares, sempre que demonstravam carinho pelos filhos.
Sendo assim, sempre que os pais demonstravam amor e carinho, quando havia situações de grande conflito, os filhos não se sentiam menos amados pelos pais. No entanto, para que tal sucedesse, era necessário que os pais demonstrassem carinho no mesmo dia em que ocorria o conflito, observou-se
“Muitas vezes, os pais ficam stressados com os conflitos que têm com os seus filhos. Contudo, o nosso estudo sugere que os conflitos são geríveis desde que os filhos sintam carinho dos pais em certo ponto do mesmo dia”, confirmou John Coffey.
O investigador lembrou ainda que evitar os conflitos não é a solução pois isso pode ser, efetivamente, prejudicial.
O carinho afeta a forma como nos sentimos nos relacionamentos
Em suma, os resultados do estudo reforçam que o quão amados nos sentimos, não é estático pois varia de dia para dia.
Mais, a forma como os pais e os adolescentes comunicam e resolvem os seus conflitos é muito relevante para manter um relacionamento saudável a longo-termo.
Numa altura em que os pais têm passado mais tempo na companhia dos filhos, é muito importante saberem ser carinhosos e afetuosos. Assim, conseguirão resolver os conflitos e assegurar que os filhos se sentem amados.
É fundamental saber comunicar com os filhos na adolescência
A adolescência é um período de transição da infância para a idade adulta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) esta fase da vida é uma das mais rápidas do desenvolvimento humano. A adolescência é extremamente importante pois ocorrem transformações profundas no indivíduo. Estas transformações não se dão apenas a nível físico; a nível emocional, neurológico, psicológico e social ocorrem igualmente mudanças profundas.
A família tem (ao contrário do que se possa pensar), um papel tão ou mais importante na adolescência do que nas idades anteriores.
Se até aqui a dependência era quase total, é nesta etapa que se aproxima que o adolescente tem nos pais o seu porto de abrigo ou o seu pilar de segurança para a descoberta individual que aí vem.
É muito comum haver um afastamento entre os pais e o adolescente nestas idades, uma vez que os seus interesses se modificam e a sua atenção se foca noutros assuntos, fora da dinâmica familiar.
O adolescente está numa espécie de encruzilhada entre o desejo de independência e o afeto da família, que o faz sentir seguro e protegido face a um mundo desconhecido, mas que tanto anseia conhecer.
É aqui que os pais têm um papel muitas vezes fundamental, na manutenção do equilíbrio e orientação.