É normal que já tenha oferecido ou pense em oferecer a um bebé familiar ou conhecido, um doudou. Estes pequenos bonecos ou adornos são bastante populares e bonitos.
É habitual que os doudous sejam dados aos bebés ainda na maternidade. Contudo, estes objetos não têm qualquer benefício, nem oferecem qualquer conforto aos pequeninos a quem são oferecidos. Estes bonecos suaves, que caso não conheça bem, se assemelham a fraldas, podem representar um grande perigo para as crianças.
É o que defende o pediatra Hugo Rodrigues, que em declarações à MAGG afirmou que “Durante o sono do bebé, não deve existir qualquer tipo de objetos na cama, sejam eles doudous, almofadas, outros bonecos, dado que todos estes podem representar um sério perigo de asfixia para a criança.”
Os bebés mais pequeninos não se defendem ou não possuem reflexos de defesa, como crianças mais velhas, logo podem ser especialmente perigosos. O pediatra adiantou ainda que no primeiro ano de vida, estes adornos não devem ser dados ou colocados nas camas e berços onde as crianças dormem.
A partir do primeiro ano de vida, o médico pediatra reconhece que os doudous podem ter a sua utilidade e vantagens para as crianças. Podem nomeadamente servir de objeto de transição e conforto na hora de adormecer.
Mas só são verdadeiramente úteis numa idade mais avançada, do que para bebes recém-nascidos. O alerta fica para que se deixem os doudous para mais tarde.