Conhece os potenciais benefícios da geleia real? Sim, dizemos “potenciais” pois até à data, pelo que sabemos, não existem estudos científicos suficientes que comprovem os benefícios desta substância única. Produzida pelas abelhas, a geleia é usada desde longa data na medicina tradicional. Na medicina ocidental, o seu uso é ainda controverso, sobretudo devido à falta de benefícios devidamente comprovados.
O que é a geleia real?
A geleia real é uma substância gelatinosa e de cor esbranquiçada que é segregada pelas abelhas obreiras. É produzida a partir de mel, néctar e água.
Faz parte da alimentação da abelha-rainha, que cresce mais rapidamente e tem uma longevidade muito superior à das abelhas obreiras que a alimentam. Este facto contribuirá para considerar a geleia real como sendo um superalimento. Mas os factos não ficam por aqui. Os benefícios potenciais desta substância poderão justificar a razão para a sua popularidade.
Benefícios da geleia real
1. Valor nutricional rico
Segundo o portal Healthline, a composição da geleia real consiste em água, proteínas, hidratos de carbono, lípidos e sais minerais. Segundo a mesma fonte, os benefícios nutricionais desta substância advirão das proteínas e ácidos gordos únicos presentes na sua composição.
São as proteínas e ácidos gordos únicos presentes neste produto que são consideradas benéficas para a saúde.
A geleia real apresenta ainda, também naturalmente, inúmeras vitaminas, incluindo do complexo B, substâncias do complexo e alguns minerais.
2. Acelera a cicatrização de feridas
Quem não conhece o boião em miniatura com uma pequena quantidade do “tesouro” esbranquiçado que se aplica sempre que uma criança (ou adulto) cai e se magoa ou apresenta algum problema local de pele?
Efetivamente, um estudo em laboratório demonstrou que esta substância atrai mais fibroblastos (células responsáveis pela produção de tecido conjuntivo), acelerando assim o processo de cicatrização.
A geleia real é também considerada como tendo um efeito antibacteriano sobre as feridas, protegendo-as de infeções. Finalmente poderá ainda ajudar a aliviar problemas inflamatórios de pele.
Apesar de promissores, estes benefícios necessitam de muita investigação ainda para que possam ser comprovados.
3. Fortalece o sistema imunitário
Pois a geleia real poderá efetivamente fortalecer a resposta imune do organismos a bactérias e vírus exteriores graças à sua composição única.
As proteínas e ácidos gordos únicos desta substância poderão ser os responsáveis por este suporte ao sistema imunitário. Desta forma, a geleia real irá proporcionar uma menor incidência de infeções no organismo.
Contudo, não conhecemos evidência de estudos sobre humanos para comprovar este benefício.
4. Reduz a síndrome pré-menstrual
Outro benefício potencial desta substância produzida pelas abelhas obreiras é a minimização dos sintomas pré-menstruais. Pelo menos, um estudo científico sugere uma redução na severidade da síndrome pré-menstrual ao longo de dois meses.
Claro que não necessitamos mencionar que são precisos bastante mais estudos para comprovar o observado!
5. Trata os sintomas da menopausa
Tal como para a síndrome pré-menstrual, a geleia real poderá também ajudar mulheres na menopausa.
Alguns estudos sugerem que a substância poderá ajudar a reduzir a sintomatologia associada à menopausa. Assim, um estudo sobre ratos sugere uma melhoria sobre a depressão e memória, enquanto outro estudo observou uma redução nos sintomas de ansiedade e dores nas costas.
6. Poderá ajudar a controlar a diabetes de tipo 2
Graças aos seus poderes anti-inflamatórios, a geleia real poderá ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes de tipo 2. Um pequeno estudo sugeriu esse poder redutor do açúcar no sangue.
Mas, ao que parece, as pessoas saudáveis poderão também beneficiar de uma redução dos índices de açúcar no sangue com uma suplementação de geleia real. Pelo menos um estudo sugere esse potencial benefício.
Estes estudos são, contudo, de pequenas dimensões, sendo que é necessária muita investigação sobre humanos para se chegar a conclusões sólidas.
7. Poderá ter efeitos anti-envelhecimento
Existem indicações que sugerem que a geleia real poderá desacelerar o processo de envelhecimento de várias formas. Uma delas, é a possibilidade de esta substância aumentar a esperança de vida e o desempenho cognitivo, como sugere um estudo em particular.
A geleia real é ainda comercializada como um adjuvante na proteção da pele contra os raios ultravioleta e é um ingrediente de alguns produtos de cosmética. Este é outro potencial benefício que requer estudos aprofundados.
Apesar de toda a falta de factos concretos que confirmem os poderes benéficos da geleia real, esta encontra-se amplamente disponível no mercado em forma oral ou tópica.
Se usada de forma moderada e como indicado, esta substância não será, provavelmente, prejudicial.
Evidentemente, que se experimentar algum sintoma ou suspeitar de alergia a esta substância , deverá abandonar o seu uso imediatamente e consultar um médico.
Referência: Healthline e Medical News
Antes de tomar qualquer medicamento/suplemento alimentar ou outro consulte o seu médico. Lembre-se que a automedicação pode ter consequências graves.