Está a circular mais um desafio online com consequências potencialmente fatais. O novo desafio do TikTok consiste em fazer com que jovens tomem um medicamento contra alergias, para sentirem alucinações. A sobredosagem poder ter efeitos muito perigosos.
O conhecido medicamento Benadryl, muito famosos nos Estados Unidos da América para tratamento de alergias está na base deste perigoso jogo. Vários jovens têm participado no que é pedido no TikTok: tomar Benadryl em quantidades elevadas, o que causará alucinações.
O objetivo do desafio é tomar a medicação mencionada, sendo que os adolescentes devem gravar-se durante etes momentos e delírio.
Uma jovem norte-americana de 15 anos, Chloe Blanchard, natural do estado do Oklahoma, terá sido a primeira vítima morta deste desafio. Segundo relatos de familiares, a morte da jovem foi provocada por uma sobredosagem do conhecimento medicamento.
De acordo com o jornal britânico, The Daily Mail, pelo menos mais três adolescentes foram hospitalizados pelo mesmo motivo, no estado norte-americano do Texas.
O anti-histamínico, cuja substância ativa é a difenidramina, tem realmente como efeito secundário de sobredosagem, alucinações ou delírios. Estes efeitos surgem acompanhados de visão turva, olhos secos, baixa pressão arterial, aceleração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões, náuseas e vómitos, entre outros.
David Juurlink, diretor da divisão de farmacologia clínica da Universidade de Toronto, explicou à revista Forbes que em doses grandes o Benadryl provoca convulsões e paragens cardíacas.
A mãe de Chloe Blanchard revelou o estado em que encontrou a jovem, que mantinha uma comunicação verbal pouco coerente e um ritmo cardíaco em descanso de 199. Pensa-se que a jovem terá ingerido entre 12 a 14 comprimidos.
David Juurlink, que já assistiu casos de sobredosagem deste anti-histamínico, revela o que acontece: “Partindo do princípio que não estão em paragem cardíaca ou em convulsões, há duas apresentações distintas. Alguns pacientes estão em coma e torna-se quase impossível acordá-los. Outros estão em delírio, podem estar a puxar as roupas ou os lençóis da cama, a falar de forma incoerente e sem qualquer sentido”.
Representantes do TikTok já vieram anunciar, em comunicado, que começaram a retirar vídeos do desafio da plataforma. Admitem estar focados neste problema desde maio, mantendo um olhar vigilante para evitar a disseminação do desafio.
19 de outubro 2020