Os bebés necessitam de comer carne vermelha? Ou as outras classes de alimentos suprem as suas necessidades nutricionais? Estas são questões que nos deixa uma recente polémica nos Estados Unidos que questiona se os bebés necessitam de comer carne ou não.
Novas recomendações alimentares
A polémica surgiu após a publicação de novas recomendações alimentares para bebés desde o nascimento até aos 2 anos de idade. As novas recomendações foram avançadas por uma comissão que reviu as Diretrizes Alimentares para Americanos dos EUA.
Entre as várias preocupações levantadas, os especialistas chamaram a atenção para a falta de nutrientes e a obesidade numa altura posterior da vida.
Assim, lemos que é recomendado que os bebés consumam quantidades significativas de carne.
Esta recomendação entrou em conflito com as recomendações alimentares dos defensores das dietas vegetarianas.
Os bebés necessitam de comer carne
A comissão de especialistas preconiza que as crianças consumam: cereais integrais em abundância, pequenas quantidades de cereais não-integrais, fruta, legumes e laticínios magros.
Relativamente aos bebés até aos 2 anos de idade, a equipa sugeriu que estes consumissem carne vermelha, carne de aves, marisco, moluscos e ovos pois a garantem as necessidades de ferro, zinco e de colina. Estes nutrientes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento.
Segundo Kathryn Dewey, docente na Universidade da Califórnia e diretora da subcomissão desde o nascimento até aos 24 meses, o objetivo é que estas recomendações sejam os alicerces de uma alimentação saudável ao longo da vida.
“Se pudermos estabelecer estes padrões saudáveis desde já, vai habituá-los a consumirem estes tipos de alimentos”, avanço Sharon Donovan, que integrou a comissão.
O que dizem os defensores de dietas vegetarianas
Contudo, como mencionado anteriormente, as recomendações para o consumo de carne pelos bebés foram alvo de polémica. Efetivamente, os defensores das dietas vegetarianas concordam que os bebés podem suprir as necessidades nutricionais com alimentos de origem vegetal.
“Não existe evidência científica que sugira de alguma forma que os bebés ficariam melhor se consumissem carne, marisco, ovos e laticínios”, criticou Susan Levin, da Comissão de Médicos para a Medicina Responsável (EUA).
A especialista, exemplificou que para suprir as necessidades de ferro os bebés podem consumir espinafres, lentilhas e cereais fortificados.
As necessidades nutricionais variam ao longo da vida
Perante o facto de no caso dos adultos ser recomendado um consumo moderado de carne vermelha por esta apresentar riscos cardiovasculares, de cancro e diabetes, a comissão defensora do consumo de carne justificou que as necessidades nutricionais são diferentes para cada idade.
“A mensagem mais importante é que nos alimentemos de forma diferente em cada fase da vida”, explicou Ronald Kleinman, membro da comissão que teceu as novas orientações alimentares para os bebés.
Uma nova forma de diversificação alimentar?
As novas recomendações são diferentes do paradigma alimentar para os bebés que iniciam a diversificação alimentar. Se antes, se introduzia de forma rígida, a papa, um legume ou um fruto de cada vez, estudos recentes têm demonstrado que introduzir alimentos como amendoins no primeiro ano de vida do bebé poderá reduzir o risco de alergias alimentares.
Adicionalmente, há cada vez mais mães que amamentam e por cada vez mais tempo. Assim, os bebés acabam por consumir menos cereais fortificados e leites de fórmula também fortificados, o que poderá afetar o aporte de ferro e zinco.
Desta forma, o consumo de carne vermelha poderá garantir que o bebé recebe todos os nutrientes que necessita para crescer saudável.
As novas recomendações
Embora não tenham oferecido um padrão alimentar que cobrisse todas as necessidades de nutrientes, a comissão disponibilizou um formulário base que se segue abaixo.
Até aos 6 meses
- Amamentação exclusiva
Dos 6 aos 9 meses
- Entre 1/8 a 1/4 de caneca de fruta e legumes por dia
- Cereais lácteos fortificados
- Laticínios
- Proteínas:
- 125 a 450 gramas de carne vermelha por semana
- 25 a 60 gramas de carne de aves por semana
- Marisco, ovos, frutos de casca rija e sementes em pequenas quantidades
1 a 2 anos
Exemplo para crianças que não consomem leite materno ou de fórmula e necessitam de 1000 calorias diárias:
- 1 caneca de fruta por dia
- 1 caneca de legumes por dia
- 75 gramas de cereais (dos quais 50 gramas integrais) por dia
- 2 canecas de laticínios por dia
- 50 gramas de proteínas por dia
- 220 gramas de carne vermelha por semana
- 75 gramas de marisco, assim como ovos, frutos de casca rija, sementes e soja por semana
- Dietas vegetarianas incluem ovos e laticínios
- Dietas veganas nestas idades não suprirão as necessidades nutricionais, exceto se incluírem grandes quantidades de produtos fortificados
- Crianças até aos 2 anos de idade não devem consumir qualquer alimento que contenha adição de açúcar: iogurtes com açúcar, preparados de fruta comprados, cereais de pequeno-almoço, etc.
- Crianças até aos 2 anos de idade devem consumir açúcar apenas presente naturalmente nos alimentos, como por exemplo, a fruta