A atriz Natalie Portman acaba de lançar três histórias clássicas infantis, tornando-as mais inclusivas em termos de género. A atriz de “A Guerra das Estrelas” e “Cisne Negro”, disse ter-se inspirado na recente experiência da maternidade.
Natalie Portman, vencedora de um Óscar da Academia pelo papel em “Cisne Negro”, está neste momento a preparar-se para o próximo filme da Marvel, “Thor: Love and Thunder”, onde contracena com Chris Hemsworth, que será filmado em Sydney, na Austrália.
Entretanto, o mais recente projeto focou-se na escrita. “Natalie Portman’s Fables” inclui três histórias infantis clássicas e intemporais: “A Tartaruga e a Lebre”, “Os Três Porquinhos” e “Rato do Campo e Rato da Cidade”.
Nas fábulas reescritas pela atriz israelo-americana, as adaptações foram feitas no sentido de as tonar mais exclusivas em termos de igualdade de género.
Em entrevista à Associated Press, a atriz afirmou que os “livros infantis têm um lugar muito especial nas nossas vidas porque os lemos repetidamente como nenhum outro livro”.
Acrescentou ainda que “têm uma maneira de incutir informações e valores tanto nas crianças como nos pais. E quando eu estava a ler os livros, fiquei impressionada como as histórias clássicas tinham personagens predominantemente masculinas”.
Aos 39 anos, Natalie Portman, que nasceu em Jerusalém, achou que devia adaptar essas histórias de modo a passar mensagens o mais forte possível em termos de igualdade, aos dois filhos.
O seu objetivo era preservar e atualizar as histórias para refletir a cultura atual, “que é de muitos géneros e não apenas um mundo predominantemente masculino”.
A atriz confessou que os filhos, o rapaz tem nove anos e a rapariga três, serviram como “mini-editores”. O filho Aleph dedicou-se a aprender jogos de palavras e a filha Amalia apreciou bastante o humor das ilustrações de Janna Mattia.
Natalie Portman quis enfatizar valores como a simpatia, gentileza e cuidado com o planeta. Admite que o livro de fábulas reinventadas, é um bilhete de amor para os filhos, sobre o que espera que eles façam durante a vida para marcar a diferença no mundo.
Sendo amante de livros desde muito nova, Natalie Portman guardou as suas obras favoritas da infância para os filhos, admitindo que o seu próximo projeto de escrita poderá passar por uma banda desenhada.
23 de outubro 2020