Um bebé nascido em Espanha na passada sexta-feira, apresentou resultado negativo ao teste da Covid-19, mas positivo para anticorpos. Isto significa que a criança deverá ter sido infetada pelo novo coronavirus através da placenta.
A situação verificou-se num hospital em Aragão, onde deu entrada uma paciente grávida, pronta para dar à luz e com resultado positivo para a Covid-19. O caso deste bebé é um dos poucos que já foram registados a nível mundial, até ao momento.
Após o parto, a criança apresentou resultado positivo no primeiro exame realizado. Para confirmar, os médicos realizaram um segundo exame, xujo resultado já foi negativo, embora se tivesse determinado na sorologia que o recém-nascido tivesse anticorpos.
O primeiro caso ocorrido no mundo de uma possível transmissão pela placenta ocorreu em março, em um hospital de Paris, França. Neste caso, a gestante já foi infetada nas últimas semanas da gravidez e foi necessário ser submetida a uma cesariana para que a criança nascesse em complicações.
Bebés podem gerar anticorpos através da placenta?
Cerca de 30% dos casos positivos deCovid-19 em bebés recém-nascidos, resultam de transmissão direta da mãe, durante a gravidez ou o parto. A maioria dos bebés que desenvolve sintomas contraiu a Covid-19 por exposição ao meio ambiente onde há coronavírus.
Um grupo de investigadores da Universidade de Paris-Saclay, também em França, concluiu isto depois de analisarem 176 casos de contágio entre bebés recém-nascidos, diagnosticados por Covid-19 durante a primeira onda de infecções da pandemia.
Notaram que um em cada três casos positivos resulta de uma “transmissão vertical”, que ocorre quando a própria mãe infeta o bebé. Consideraram os casos notificados nas 72 horas após o nascimento.
Nesta investigação também foram observados os sintomas apresentados pelas crianças. Mesmo sendo recém-nascidos, 55% dos bebés observados apresentava sintomas semelhantes aos da maioria dos adultos.
28 de outubro 2020