Da experiência pessoal dos autores, Paula e Tiago Klose, diagnosticados com diabetes mellitus aos 13 anos de idade, nasceu a ideia de criar o “Doce Mundo da Rita”, um livro que retrata a vida de uma adolescente que, de repente, se vê diagnosticada com esta doença que a obriga a fazer várias alterações na sua vida. O objetivo do livro é mostrar às crianças e adolescentes com Diabetes tipo 1 que a doença não tem de limitar as suas vidas. A aceitação da doença e partilha do que sentem com os que estão em seu redor é o segredo.
A Rita, personagem principal de “O Doce Mundo da Rita”, é atlética, forte e ágil, mas tudo muda quando, após desmaiar nas aulas e ser levada para o hospital, descobre que tem diabetes. Em plena adolescência, Rita fica muito confusa com a nova realidade que inclui controlar a glicemia, contar os hidratos consumidos e administrar insulina. Ao longo da história, os autores levam-nos a trilhar o caminho da personagem para ver como esta ultrapassa os desafios que a diabetes lhe coloca no dia a dia.
A autora Paula Klose é coach, formadora e criadora do projeto Klose to people no qual partilha as suas experiências sobre coaching e os conhecimentos de parentalidade com pais de crianças e jovens com Diabetes tipo 1. O outro autor, Tiago Klose, é apaixonado por comunicação e investigação científica.
Paula e Tiago são casados e têm em comum com a personagem fictícia a doença e história de vida. Com dois filhos sem diabetes, Paula e Tiago acreditam que o mundo precisa de uma heroína que mostre como é a vida com Diabetes Tipo 1.
Sobre a Diabetes Tipo 1
A Diabetes Tipo 1, também conhecida como Diabetes Insulino-Dependente é uma forma de Diabetes rara e atinge, na maioria das vezes, crianças ou jovens. Neste tipo de Diabetes, as células do pâncreas deixam de produzir insulina devido à destruição maciça das células produtoras de insulina. Apesar de não se saber as causas da diabetes tipo 1, sabe-se que é o próprio sistema imunitário da pessoa com Diabetes que ataca e destrói essas suas células.
Para esta condição, as pessoas necessitam de fazer tratamento com insulina durante toda a vida, uma vez que o pâncreas deixa de a produzir.
No entanto, ao contrário do que se possa pensar, a Diabetes Tipo 1, não está relacionada com hábitos de vida ou de alimentação – isso sucede na Tipo 2, frequentemente diagnosticada em adultos.
Os sintomas nas crianças estão associados a uma sede excessiva, vontade de urinar com muita frequência e em grandes quantidades e ainda assim emagrecer e notar um cansaço extremo.