Entre as coisas mais empolgantes da infância encontram-se as festas do pijama. Uma boa festa do pijama vai ficar sempre nas melhores memórias de infância do seu filho. Neste artigo, apresentamos alguns fatores práticos a ter em consideração ao planear uma festa de pijama. Oferecemos ainda ideias práticas de comida, jogos, atividades e decoração dos locais de dormida.
Com uma boa preparação e alguns truques na manga para preencher eventuais momentos aborrecidos, o seu filho e amigos irão ter uma festa do pijama inesquecível!
Uma festa do pijama também ajuda a crescer…
Embora associemos uma festa do pijama a lutas de almofadas, pipocas por todo o lado e noites mal dormidas, estas atividades são muito benéficas. Há dois fatores muito importantes no desenvolvimento da criança:
- Fortalecimento dos laços afetivos com os amigos, primos e colegas
- Promoção da maturidade e independência na criança ao passar a noite fora de casa, ou seja, da sua zona de conforto
Fatores práticos a considerar
Menos horas de sono
Em primeiro lugar, é preciso aceitar que não vai dormir muito pois estará responsável pelo bem-estar de filhos de outras pessoas. Por as crianças a dormir não será também muito fácil (mas possível).
Idade das crianças
planear uma festa do pijama inesquecível exige que tenha em consideração a idade dos seus filhos e dos convidados. Assim, a regra é: quanto mais pequenos, menos os convidados.
Se as crianças são pequenas, por exemplo, com 7 ou menos anos de idade, poderá fazer uma festa do pijama ao fim da tarde. À hora de dormir os pais podem vir buscar os convidados e cada um dorme em sua casa. Assim, vai evitar o choro de saudades dos pais, assim como o impasse de telefonar ou não aos pais a meio da noite para virem buscar os seus pequeninos.
Planear, planear, planear
O planeamento de uma festa do pijama é a melhor forma de assegurar o sucesso da festa do pijama dos seus filhos. Assim, é necessário planear a comida, jogos, dormidas, assim como o preenchimento de momentos aborrecidos. Deve ainda ter os contacto de todos os pais à mão para o caso de ter que os contactar urgentemente.
Procure saber se alguma das crianças tem alergias, o que é que não comem, se têm medo do escuro, etc.
Planeie ainda a hora para os pais virem buscar os convidados tendo em conta que as crianças poderão acordar mais tarde (ou mais cedo).
Ter sempre um truque na manga
E finalmente, não se esqueça de ter sempre um truque na manga pois os imprevistos acontecem. Ou porque a atividade demorou menos tempo, ou porque a comida não saiu bem, ou porque o filme era aborrecido, etc. Portanto, tenha sempre atividades preparadas, assim como comida extra, caso seja necessário.
Comida
Quer as crianças fiquem a dormir, quer não, a festa do pijama inclui pelo menos uma refeição substancial. Assim, propomos algo que seja fácil, rápido e que agrade a todos! Veja as nossas sugestões:
- Pizza caseira:
Tem várias opções. Podem simplesmente preparar tudo e por no forno antes de comerem. Ou então torne-a numa atividade: cada uma tem uma pequena base de pizza para decorar a gosto; Terá antecipadamente que fazer a massa de pizza (como a do pão, mas com um pouco de azeite na massa) e preparar os ingredientes para a por em cima da base( queijo ralado, pasta de tomate, fiambre aos cubos, cogumelos, atum, pimentos, gambas, etc.)
Veja a nossa receita de frittata que é também uma espécie de pizza mas muito saudável e deliciosa
Deliciosas, coloridas, simples de preparar e uma forma de os miúdos comerem legumes
Preferir dar algo caseiro às crianças, tem este um gelado delicioso, com consistência macia e saudável
Opção muito saudável pois a receita só leva fruta.
- Crepes
São muito simples de fazer (ou pode comprar) e cada criança pode preparar o seu recheio. Sugerimos banana às rodelas, kiwi, morangos ou pera àaos cubos, chocolate para barrar, mel, xarope de ácer e amêndoa ou noz ralada.
- “Senhor Uber Eats”
Se não tem muito tempo ou não lhe apetece de todo cozinhar, existe sempre a opção de ter a comida entregue em casa e prontinha a devorar!
Atividades
Uma festa do pijama requer, naturalmente, atividades. E quanto mais divertidas e criativas, melhor. Pense um pouco fora da caixa e arranje atividades diferentes. Vão aqui algumas sugestões que são fáceis de executar:
- aprender a fazer plasticina caseira
- Organizar uma caça ao tesouro (dentro ou fora de casa)
- Um desfile de moda
- Spa caseiro (máscara de cara, manicura, pedicure, massagem, etc.)
- Pintar com as mãos (com tinta caseira)
- Fazer gomas e levar para casa um saquinho
- Por as crianças e encenar uma representação ou a dar um concerto
- Produzir obras de arte a partir de embalagens e outros materiais usados
- Pinturas faciais
- Apreender lengalengas
- Fazer origamis
- Competição com jogos tradicionais (ao ar livre e só com tempo quente)
- Concurso de adivinhas
- Fazer um vulcão (cone de cartão, e a lava é feita com vinagre, corante e bicarbonato de sódio)
- Produzir robots ou animais com caixotes de cartão e outros materiais usados
- Fazer um acampamento na sala, com tenda de campismo montada e simulação de fogueira (uma lanterna por exemplo); as crianças podem sentar-se em círculo à volta da “fogueira” e pode ler-lhes uma história, partilhar anedotas, adivinhas e lengalengas
- Discoteca (música e montes de espaço para as crianças dançarem)
- Jogos de tabuleiro
- Pintar ou desenhar a sua própria fronha ou mesmo t-shirt para levar de recordação; há tintas e marcadores especiais para tecidos
- Espetáculo de magia (se alguém na família tiver talento!)
- Ver um filme e comer pipocas
Dormir
Se tiver ficado decidido que as crianças vão dormir em casa, pode também tornar a hora de dormir especial. Antes de as crianças irem dormir, procure uma atividade que as acalme, como ler-lhes uma história ou pô-las a ver um pequeno programa televisivo (que não as assuste). No quarto, pode também pôr-lhes música relaxante.
O quarto de dormir
O quarto do seu filho pode ser decorado ao gosto dele. Pode optar por algumas decorações relacionadas com os gostos das crianças ( Star Trek, unicórnios, floresta mágica, Harry Potter, Frozen, etc.) e completar com guirlandas de luzes ou autocolantes que brilham no escuro. Na verdade, só precisa de um pouco de imaginação e consegue algo realmente especial. Pode transformar um simples quarto numa gruta, numa floresta, num reino mágico, etc.
As camas
As camas das crianças, caso não tenha quartos de hóspedes, podem ser feitas com colchões de campismo ou mesmo edredons. Pode por o nome em cada uma delas.
Um ideia muito divertida é fazer um acampamento interior, montando tendas de campismo e decorando-as, não esquecendo algumas luzes. Dormir dentro de uma tenda de campismo, mesmo que seja dentro de casa, é sempre empolgante!
Fontes: Country Living; Sitters; Childhood101.