Crianças numa situação de vulnerabilidade residentes em Southwark, a sul de Londres, vão receber pequenos-almoços pagos pela UNICEF durante as férias escolares de Natal. É a primeira vez em 70 anos que o Reino Unido recebe esta resposta de emergência da organização
O apoio destina-se a uma zona do país que foi severamente afetada pela pandemia de Covid-19, com muitos pais e tutores a perder o emprego e rendimentos.
Os cerca de 18 mil pequenos-almoços a distribuir, serão substanciais e nutritivos. Cada caixa de pequeno-alomoço distribuída tem alimentos em quantidade suficiente para dez dessas refeições, que os estudantes recebem habitualmente nas escolas.
Segundo comunicado da UNICEF, o custo estimado da campanha é de27 mil euros. O jornal The Guardian revela também que a empresa de distribuição alimentar Abel & Cole fornecerá mais de uma tonelada de fruta e vegetais, no valor de quase 5 mil euros, a serem incluídos nos cabazes.
A School Food Matters, associação criada em 2007 com o objetivo de melhorar o acesso das crianças a alimentos saudáveis e sustentável enquanto estão na escola, congratula a UNICEF pelo apoio.
“Estamos muito gratos à Unicef por dar este financiamento tão oportuno. A resposta ao nosso programa de caixas de pequeno almoço no verão mostrou-nos que as famílias estão realmente em dificuldades e muitas enfrentavam agora a dura realidade de uma pausa de duas semanas sem terem acesso ao lanche escolar gratuito e à indignidade de terem que depender de bancos de alimentos para alimentar os seus filhos”.
O programa de caixas ou cabazes de pequenos-almoços foi lançado no passado dia 4 de maio. Até hoje já foram distribuídas mais de 51 mil caixas, com mais de 517 mil refeições a crianças das escolas da área.
O que se passa no Reino Unido no que diz respeito à alimentação infantil, ficou marcado pela ação de solidariedade do futebolista do Machester United, Marcus Rashford, que angariou mais de 20 milhões de libras para fornecer refeições a crianças durante as férias escolas. Refeições estas que só conseguiriam obter na escola. A ação do futebolista com a associação FareShare ainda continua.
17 de dezembro 2020