Quando o frio aperta ou a chuva não dá tréguas, a preguiça de sair pode bem instalar-se rapidamente. Se até se pode levar os miúdos a ver a neve ou brincar lá fora nos dias frios com sol, quando há chuva a história é outra. E chuva misturada com pandemias e por aí fora, complica, então, bastante a situação.
Portanto, em dias assim impera o sofá e manta ou atividades para fazer dentro de casa. Soa-lhe a tédio? Já vê os miúdos a bocejar, ou pior, a saltar pela casa fora? Mas não tem que ser assim. E também os dias em casa não são pretexto para horas a fio em frente aos ecrãs da televisão, do tablet, da consola…
É que há muitas atividades para fazer dentro de casa que não implicam o uso das tecnologias digitais.
Assim, confira as nossas sugestões, algumas delas já muito antigas, simples mas sempre divertidas.
1. Fazer uma cabana com mantas na sala.
Nunca fez em pequeno? E não era imensamente divertido? Pois pode ter a certeza que os miúdos vão adorar e passar horas lá dentro! Tudo o que precisam os miúdos será de mantas, almofadas, edredons, cadeiras e paus de vassoura
2. Acampar na sala ou quarto.
Sim, falamos de montar uma tenda, por lá dentro almofadas, por uma manta fora, fazer de conta que há uma fogueira, etc.
3. Fazer plasticina caseira
Para os miúdos mais pequenos, fazer plasticina caseira é de certeza uma atividade muito divertida. Além da aprendizagem, há a parte lúdica que é brincar com algo que eles próprios produziram!
4. Pintar com as mãos
Pintar em papel de cenário com as mãos, usando tinta caseira é especialmente apelativo para mais pequenos. Adicionalmente, além se não tóxica, a tinta caseira é barata e lavável. E fazê-la com os miúdos é muito educativo e pode ser divertido para eles.
5. Fazer slime caseiro.
Sim, nós sabemos que o slime é sinónimo de confusão e caos dentro de casa para nós pais. Contudo, com regras estabelecidas e uma toalha e aventais de plástico, fazer slime caseiro pode ser uma experiência muito divertida.
6. Encenar uma peça de teatro.
Esta atividade é perfeita para fazer em família, mas também podem ser apenas os miúdos e apresentam-na ao resto da família. Pode-se escolher uma peça bastante simples ou melhor ainda, inventar.
7. Aprender lengalengas
Além de divertido, a aprendizagem de lengalengas tem uma componente pedagógica pois treina a dicção e a memória. Afinal, foi assim que se transmitiram durante muitos séculos os conhecimentos de geração para geração.
8. Jogar às escondidas.
Pois é, este clássico jogo nunca sai de moda pois continua a ser muito apelativo e divertido, até para os mais velhos.
9. Fazer bijuteria.
Esta é uma atividade bastante criativa pois a criança pode fazer inúmeras combinações de peças, com modelos muito diversificados. As peças usadas na bijuteria podem também ser aplicadas a outros tipos de trabalhos manuais.
10. Dar uma festa.
Uma festa com música e dança é sempre bem-vinda e vai pôr toda a preguiça acumulada ao largo. Música, alguns petiscos, cocktails sem álcool e um espaço para dançar é tudo o que a família necessita.
Organizar uma caça ao tesouro. É muito simples e pode ocupar os miúdos durante uma tarde inteira. Pistas escritas em pedaços de papel, com desafios para ultrapassar ou mensagens misteriosas para decifrar vão manter os miúdos motivados. O tesouro, fica à sua imaginação, mas bastam uns chocolates para por os miúdos na busca.
11. Fazer cupcakes e decorá-los.
Por os miúdos na cozinha é fundamental para desenvolver a sua autonomia. Com os devidos cuidados e precauções, podem fazer receitas simples, sempre com o auxílio dos pais, e que eles vão adorar depois comer. Os cupcakes são fáceis de fazer, versáteis e apelam à criatividade ao poderem ser decorados.
12. Um campeonato de jogos de tabuleiro.
Esta é também uma atividade clássica. Os jogos de tabuleiro são intemporais já que além de proporcionarem horas de diversão são perfeitos para grupos de qualquer idade.
13. Organizar um concurso de peças artísticas com material para reciclar ou objetos sem uso.
Entre o balde amarelo e o balde laranja poderão encontrar verdadeiros tesouros para por a criatividade a funcionar. E depois é só procurar no funda das gavetas por objetos sem utilidade. Trabalhar em equipa (1 adulto e 1 criança) é uma ótima ideia.
15. Fazer um desfile de moda
Esta atividade é perfeita para as crianças pois contribui também para por a sua criatividade a borbulhar. Pode dar-lhes uma série de peças de roupa pouco usadas, chapéus, lenços, echarpes e afins e é só esperar pelo resultado final!