Imagem retirada de Zippy online
Já ouviu falar do alimentador para bebés? Sabe o que é e para que serve? Neste artigo ficará a saber tudo sobe este artigo de apoio à diversificação alimentar, ou seja, a transição de alimentos líquidos para sólidos nos bebés.
O que é um alimentador para bebés?
Um alimentador para bebés é um artigo destinado a permitir a alimentação autónoma de sólidos pelo bebé.
Este objeto tem o aspeto de uma chupeta grande e é composto por duas partes: um reservatório em rede ou silicone cheio de furinhos e uma pega. A pega permite ao bebé manipular o alimentador facilmente e levá-lo à boca. O alimento é colocado dentro do saquinho e o bebé suga-o através dos pequenos orifícios.
A partir de que idade é recomendado?
Este objeto pode ser usado por bebés que estão a fazer a transição dos alimentos líquidos para os sólidos. Portanto, cerca dos cinco meses de idade, o bebé já o deverá poder usar.
Como se utiliza o alimentador para bebés?
O alimentador para bebés é de uso fácil. Deve colocar o alimento dentro do saquinho em rede ou silicone. O bebé leva-o à boca e suga os sucos do alimento, podendo explorar o seu sabor e textura, de forma segura. Com isto queremos dizer, que o bebé não corre o risco de colocar na boca pedaços grandes de comida que poderiam causar engasgamento e asfixia.
A fruta é provavelmente o alimento mais comum usado no alimentador para bebés. Assim, pedaços de manga, pêssego, pera, morango, banana, framboesa e melão são bons exemplos. Contudo, pode também colocar pedaços de carne cozinhada, batata cozida ou assada, queijo, uma rodela de pepino (sem casca) ou outro.
Este objeto pode ser considerado como adjuvante do método baby-led weaning, na medida em que promove a manipulação autónoma dos alimentos pelo bebé.
Na altura do surgimento dos primeiros dentes, o alimentador para bebés pode também oferecer alívio às gengivas se colocar um alimento congelado no saquinho. Por exemplo, uma uva.
Depois de usado, pode ser lavado com água corrente ou com uma escova para lavar biberões. Os alimentadores em silicone podem ser esterilizados.
É aconselhável para o meu bebé?
Como dissemos acima, este ajudante à alimentação do bebé quando este inicia os sólidos, causa alguma controvérsia. Há mães e pediatras que o desaconselham de todo, mas também há quem o ache útil. Vejamos as possíveis vantagens e desvantagens do alimentador para bebés. Assim, poderá estar melhor informado antes de decidir se o acha adequado ou não para o seu bebé.
Vantagens
- Encoraja o bebé a alimentar-se autonomamente
- Permite ao bebé treinar a mastigação e explorar os sabores e texturas dos alimentos de forma mais segura
- Oferece segurança contra a asfixia pois o bebé não ingere pedaços grandes de alimento
- Ajuda na transição dos alimentos líquidos para os sólidos
- Alivia o desconforto das gengivas quando saem os primeiros dentes (com comida fria ou congelada)
Desvantagens
- Não permite ao bebé aprender a movimentar a comida na boca e, assim, também aprender a evitar os engasgamentos
- Se usado em demasia, o bebé aprende a textura do alimentador e não a dos alimentos
- Não oferece ao bebé a oportunidade de conhecer a textura e aspeto reais dos alimentos
- A segurança do mastigador de alimentos pode ser questionável pois não evita que o bebé se engasgue, mesmo sendo puré
Conclusão: se decidir usar um alimentador para bebés, faça-o como exceção e não como regra. Ofereça-o ao bebé apenas em certas alturas, como por exemplo, na altura da dentição ou quando ele recusa comer, e nunca a todas as refeições. Assim, ele poderá ter a oportunidade de aprender as competências necessárias para se alimentar de forma autónoma.
Relativamente à segurança, não deixe o bebé sozinho quando este estiver a manipular o alimentador.
Estou rendido! Como escolho um alimentador para bebés?
Como viu acima, os alimentadores para bebé possuem o reservatório, ou seja, a parte onde se introduz o alimento, em rede ou em silicone. Se não adquirir um alimentador com reservatório em rede, procure garantir que não contém Bisfenol-A (BPA). Veja alguns exemplos aqui:
- Alimentador em rede, marca Saro
- Alimentador em silicone, marca Saro