Para as crianças que já não se identificam com a versão “kids” do YouTube, mas que ainda devem beneficiar de atenção parental em relação aos conteúdos que consomem, o YouTube prepara a criação de contas personalizadas.
Estas ferramentas destinam-se a crianças com mais de 9 anos, mais crescidas, para que continuem a navegar no site em segurança.
O YouTube é na verdade aconselhado apenas para maiores de 13 anos, mas são muitas as crianças que a usam, seja com os pais, seja sozinhos. Nos Estados Unidos, um estudo do “Pew Research Center”, citado pelo Jornal Público, indica que 80% dos filhos mais pequenos assistem a vídeos nesta plataforma.
A versão de teste destas novas ferramentas começarão a ser testadas nos próximos meses, através da já existente aplicação “Family Link“. Os pais e tutores podem definir as regras para que os mais novos usem o YouTube, até mesmo o tempo que passam em frente ao ecrã.
O YouTube Kids continua a funcionar, sendo que com a nova ferramenta, passarão a existir três níveis de YouTube para as crianças entre os 9 e os 18 anos.
Além do Kids, existem agora o nível “Explorar”, para crianças com menos de 13 anos, com tutoriais, vídeos de jogos, de música e notícias e que impede o acesso a vídeos de outras categorias.
O nível “Explorar mais” inclui conteúdo apropriado para crianças com 13 anos ou mais e permite ver vídeos em directo. O terceiro nível, equivalente ao resto do YouTube, apenas não inclui vídeos para maiores de 18, como conteúdos com linguagem profana, muito violentos ou sexualmente sugestivos.
Com estas novas ferramentas, os mais novos não poderão fazer compras na aplicação, nem vão ver anúncios personalizados. Os vídeos continuarão a ter anúncios de conteúdo mais genérico.
O conteúdo disponível em cada nível depende de análises feitas por revisores humanos e inteligência artificial. As ferramentas serão lançadas em 80 países.
25 de fevereiro 2021