Já tínhamos o convite para conhecer o Eco Lodge Cabreira há muito tempo, mas esperávamos dias de sol e calor. Entretanto meteu-se o primeiro confinamento, e tivemos de continuar a aguardar. Decidimos pois que este seria o primeiro grande passeio, depois de tanto tempo em casa. E não podíamos ter tomado melhor decisão porque de facto o Eco Lodge Cabreira é um lugar muito especial. Isto, para além de ser bonito que se farta!
Idealizado e criado por um casal de holandeses, Natascha e Timo, que se apaixonaram pelo nosso país e em particular pela Serra da Cabreira, foi pensado para ser um lugar sustentável e de respeito pela natureza. E, melhor, a cereja no topo do bolo: é voltado para famílias. Claro que a família cresceu e o pequeno e envergonhado Tiago também já dá as boas-vindas aos seus pequenos hospedes, mostrando os peixes, as borboletas e as sementes das plantas que por lá crescem.
No Eco Lodge Cabreira há tudo: amor, conforto, beleza, animais, silêncio e natureza. Precisaremos de mais? Para nós não foi preciso mesmo mais nada.
As três cabanas, desenhadas e construídas pela Natascha e Timo, são muito confortáveis e aconchegantes, com muita atenção dada aos pormenores.
VER ECO LODGE CABREIRA
Há espaços no interior para ler e descansar, uma cozinha equipada com tudo o que é necessário para a preparação de refeições rápidas, uma salamandra para aquecer os dias mais frios, e também espaço exterior para relaxar e apreciar a magnífica vista da Serra da Cabreira.
As três casas dispõem de um beliche triplo, ou seja, podem dormir até três crianças, o que é fantástico por não ser muito comum hoje em dia.
As casas são individuais e bastante distantes umas das outras, o que proporciona muita privacidade.
Não há televisão nem wi-fi, mas também não são precisos para nada! A casa onde ficámos estava muito limpa e todos os equipamentos estavam em ótimo estado.
Lá fora são cinco hectares de terra para descobrir. Há três simpáticos cães, cavalos, um burro, um baloiço, um trampolim e até um enorme tanque onde se pode dar uns mergulhos. E há o melhor de tudo: silêncio e espaço para os miúdos correrem e explorarem à vontade e em segurança.
Andámos pela quinta toda, fomos a todos os recantos, os miúdos correram e divertiram-se à farta. Na altura sentíamos tanta falta desta liberdade de andar a descobrir um sitio novo! Estávamos todos um pouco histéricos, devo confessar.
Se quiserem acampar na quinta também o podem fazer. No verão há tendas de glamping com WC privado (para quem não quiser levar tenda) e também há a possibilidade de acampar com a sua própria tenda. As tendas de glamping são para famílias: 2 adultos + 2 crianças.
VER ECO LODGE CABREIRA
Quando fui partilhando as fotografias no instagram (se não seguem ainda, sigam, porque partilho sempre os nossos passeios por lá), uma das coisas que mais nos perguntaram foi como fizemos as refeições.
Muitos de vocês já sabem que nós somos muito práticos no que respeita a refeições: simplificar é o nosso lema. É possível cozinhar nas cabanas, mas não me apeteceu levar muitas coisas. Assim, fiz apenas duas refeições rápidas.
Quando chegámos, pedi à Natascha indicações de restaurantes e ela indicou-me dois, a cerca de 4 km da quinta, em Moscoso. Um era apenas restaurante e outro um café/restaurante. Optámos pelo restaurante. Fomos então ao restaurante Nariz do Mundo. Foi também a primeira vez que entrámos num restaurante depois do confinamento. Lá fomos a medo e de máscara. Estava vazio e ficamos mais relaxados (mas não tirámos a máscara!). Não conhecíamos o restaurante, mas percebemos depois que era um restaurante bastante conhecido.
Nem sei muito bem como explicar, mas é um restaurante de aldeia, algo peculiar. A comida é deliciosa e em quantidade e é bastante económico.
Foi uma refeição maravilhosa, à boa maneira da serra, e barata (note-se que raramente utilizo este adjetivo!).
Portanto, se passarem por Moscoso e não forem vegetarianos, vão ao Nariz do Mundo! Percebemos depois que era um restaurante conhecido, quando no domingo vimos as longas filas de carros à porta do restaurante.
VER ECO LODGE CABREIRA
Para além da quinta, e se gostarem de passeios pela natureza, há muito que explorar por lá. A Natascha fez questão de nos dar todas as indicações de percursos bonitos para fazer por perto e nós, como devem imaginar, fizemos questão de os tentar fazer a todos!
Podem ver o roteiro que elaboramos com coisas bonitas para fazer com os miúdos na Serra da Cabreira aqui: Serra da Cabreira: o que fazer com os miúdos
Portanto, se lá forem já sabem que além das minhas indicações terão as da Natascha (que já fala um português quase perfeito).
O Eco Lodge Cabreira fica na Serra da Cabreira em Juguelhe, 4860-426 Riodouro,
Cabeceiras de Basto, no norte de Portugal.