A maquilhadora e influenciadora digital Inês Mocho revelou no seu Instagram ter passado por uma segunda gravidez ectópica, de gémeos. Inês Mocho já tinha passado por uma situação semelhante no passado mês de agosto.
A maquilhadora de 33 anos partilhou uma fotografia em que surge com ligaduras na zona abdominal e outra em que aparece acompanhada pela filha Leonor, que cumpre três anos de idade este mês. Além da interrupção da gravidez, Inês Mocho também retirou uma das trompas de Falópio.
A gravidez ectópica é diagnosticada quando o embrião se implanta e inicia o desenvolvimento fora do útero, por exemplo nas trompas, ovário, colo do útero, cérvix ou até na cavidade abdominal.
Num post doloroso e emotivo, a influenciadora digital revelou, “Partilho todos os dias a minha realidade na medida em que me sinto confortável.
Quem me segue já há algum tempo sabe que já passei alguns tormentos devido à endometriose (cheguei a ter de estar internada por causa das dores insuportáveis). Felizmente consegui engravidar e foi uma gravidez santa. Agosto do ano passado tive uma gravidez ectópica e consequente aborto químico.”
Acrescentou ainda que se tratou de uma situação bastante violenta a nível físico e mental, dizendo ter feito o luto do filho que queria ter. “Fevereiro de 2021, descubro que estou novamente grávida. Não conto a ninguém e vou logo a correr a uma clínica de ecografias para ver se é uma gravidez viável ou não. Como é muito cedo não conseguem ver e mandam-me regressar em duas semanas.”
“Enchi-me de pensamentos positivos de que estava tudo bem. Quando ouvi a médica dizer “é gravidez ectópica e desta vez são gémeos” o meu mundo pareceu parar, abrandar, senti-me zonza.”, revelou também na sua conta de Instagram.
Inês Mocho conta que depois do diagnóstico, se preparou junto do companheiro e filha, tratou de assuntos profissionais e deu entrada nas urgências.
“Foi tudo tão rápido que nem deu para processar. Tive que abortar e tirar a trompa. Correu tudo bem e estou fisicamente confortável. . Mas… há momentos em que não aceito o que aconteceu e há momentos em que me questiono o porquê das coisas, que penso nestes 3 bebés que já ‘perdi'”.
A maquilhadora espera que a partilha deste momento doloroso possa ajudar outras mulheres que já tenham passado por situações semelhantes. “Não somos menos mulheres porque não temos um trompa, um seio ou seja o que for. Vou continuar a aparecer por cá e a trabalhar porque me faz bem, não quero para já falar mais do assunto mas queria deixar aqui a minha partilha”.
2 de março 2021