Começa hoje a campanha de testagem à Covid-19 para docentes e não-docentes em estabelecimentos de creches, pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Até sexta-feira prevê-se que todos os profissionais já deverão ter realizado o teste de diagnóstico da Covid-19.
Mesmo antes de se conhecer o calendário de desconfinamento, a Direção-Geral de Saúde atualizou a norma de testagem nas escolas. O “Programa de Rastreios Laboratoriais para a SARS-CoV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino”, divulgado na semana passada, prevê que o reinício das atividades escolares presenciais implique realização de um teste rápido a docentes e não docentes de todos os níveis de ensino.
Um dia depois da reabertura de creches e estabelecimentos de ensino pré-primário e 1º ciclo, são mais de 50 mil os trabalhadores de instituições públicas e privadas que serão testadas até à próxima sexta-feira. Estes testes serão um rastreio de hipotéticos focos de infeção e prevenção dos mesmos, ainda que vários profissionais esperam que esta testagem se mantenha ao longo do tempo.
Segundo a Agência Lusa, o plano da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) estabelece o calendário dos rastreios, conforme o plano de regresso faseado às atividades presenciais.
Depois das creches, do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, vulgo primária, a testagem à Covid-19 nos restantes níveis de ensino começarão no primeiro dia de regresso às aulas. De 5 a 9 de abril para o 2º e 3º ciclos do ensino básico, e de 19 a 23 de abril para o ensino secundário. Nestes casos, também serão testados os alunos, além do pessoal docente e não-docente.
Depois do primeiro teste, o calendário da DGEstE prevê que o rastreio se repita duas semanas depois, mas apenas em concelhos com um nível de incidência de casos positivos acima de 120/100 mil habitantes.
Os rastreios decorrem nos próprios estabelecimentos de ensino, ainda que a DGEstE tenha pedido para que, sempre que possível, se concentrem apenas na escola sede do agrupamento, onde poderão ser também testados os funcionários das creches mais próximas.
16 de março 2021