A ideia de um desodorizante para crianças poderá causar alguma estranheza. Mas, efetivamente, uma criança pode ter que usar desodorizante antes de dar sinais visíveis de ter entrado na puberdade. A decisão de uma criança usar desodorizante depende normalmente de um simples fator: a libertação de odor a suor.
Saiba quando é apropriado uma criança usar desodorizante, como escolher um adequado e algumas sugestões de desodorizante para crianças.
O que produz o odor a suor?
Normalmente, associamos o uso de desodorizante aos adolescentes e adultos. Contudo, começamos a transpirar logo com poucos meses de idade. É que a transpiração é fundamental para nós, pois é a forma como o organismo regula a temperatura do corpo. Curiosamente, o suor produzido pelas nossas glândulas sudoríparas não contém odor.
O odor do suor é, sim, imagine, produzido por bactérias inofensivas que vivem na nossa pele e se alimentam desse fluído. E apesar de o acharmos desagradável, o odor produzido pelo suor não é prejudicial.
As glândulas sudoríparas são ativadas com a produção hormonal que ocorre no início da puberdade. As raparigas podem iniciar a puberdade entre os 8 e os 13 anos de idade, e os rapazes um pouco mais tarde, entre os 9 e os 14 anos. Mas não é preciso começarem a evidenciar pêlo debaixo das axilas e outros sinais para começarem a cheirar de forma menos agradável. Há crianças que simplesmente começam a produzir um odor mais intenso no suor ou até sofrerem de excesso do mesmo, denominado hiperidrose.
Seja qual for a razão, quando o odor a suor começa a ser um problema, podendo até fazer o seu filho sentir-se ansioso e com baixa autoestima, é mais que altura de resolver o problema. E é aqui que entra o desodorizante para crianças.
Por isso, o primeiro fator a verificar com o seu filho antes de procurar comprar um desodorizante para crianças, é se este mantém os seus duches e muda de roupa interior diários.
Desodorizante para crianças: como escolher?
Existem dois tipos de produtos no mercado: o desodorizante e o antitranspirante. Sim, porque apesar de usarmos a nomenclatura desodorizante para abarcar todos os produtos que tratam o suor, estes são produtos distintos, com funções também distintas:
- Desodorizante: deixa a axila transpirar e mascara o odor do suor. Poderá conter produtos antibacterianos e álcool para reduzir o número das (tais) bactérias na pele
- Antitranspirante: bloqueia os poros da pele, impedindo a saída do suor, enquanto reduz a sua produção. Pode conter alumínio e agentes antibacterianos.
A maioria dos antitranspirantes é também desodorizante; por outro lado, os desodorizantes não são forçosamente antitranspirantes. Em termos gerais, ambos os produtos são considerados seguros. Contudo, existe bastante polémica à volta dos antitranspirantes como possíveis causadores de cancro da mama e Alzheimer. Como não existe uma resposta definitiva, se está em dúvida, o melhor é consultar o pediatra do seu filho ou um dermatologista.
O que é realmente importante nesta altura, é a sensibilidade da pele das crianças, que é em geral maior do que a dos adultos. Deve tomar especial cuidado com a sensibilidade da pele do seu filho quando for escolher um desodorizante para crianças. Assim poderá minimizar o risco de reações atópicas ou alérgicas.
Assim, deve dar preferência a um desodorizante com as seguintes características:
- Sem perfume
- Fórmula hipoalergénica
- Sem parabenos, triclosan e alumínio
- Que respeite o pH da pele
- Livre de colorantes artificiais (e desnecessários)
Relativamente à forma de aplicação do desodorizante, escolha com o seu filho um que vá de encontro às suas necessidades e preferências. Há desodorizantes em forma de spray, roll-on, stick e até em creme.
Desodorizante para crianças
Fomos pesquisar desodorizantes para crianças e fizemos uma pequena seleção de produtos considerados suaves. Seja qual for o que escolher com o seu filho, deve estar muito atento à potenciais reações alérgicas ou atópicas após as primeiras aplicações. Se tal se verificar, deve descontinuar o uso do produto e consultar o pediatra ou dermatologista.
Desodorizante Mineral Vichy. Sem parabenos e sem álcool.
Desodorizante Avène. Sem álcool e sais de alúminio.
Desodorizante My First Apple & Aloe Vera. Biológico e certificado, sem álcool ou sais de alumínio.
Desodorizante com Aloé Vera Dr.Organics. Produto biológico, sem alumínio e parabenos.
Referências: Banner Health; Good Housekeeping; Farmácias Portuguesas