Uma criança britânica de 10 anos está a liderar a luta contra o excesso de plástico, sobretudo em brinquedos descartáveis. Skye Neville, de Fairbourne, atraiu a atenção de políticos, ativistas ambientais e defensores dos direitos das crianças. A campanha de Sky começou há quatro meses.
A criança, que vive no País de Gales, já convenceu a cadeia de supermercados britânica Waitrose a deixar de vender revistas infantis que oferecessem brinquedos de plástico de baixa qualidade como brinde. Skye disse que os responsáveis pelas publicações embrulhadas em plástico deveriam ter mais consciência, sem ser necessário ouvir crianças de 10 anos como ela.
A campanha de Skye surge num momento muito importante. Fairbourne, a vila piscatória onde vive, já se encontra com barreiras de contenção para se proteger do avanço do nível do mar. Além disso, em 2050 os mecanismos de contenção deixarão de funcionar e os habitantes deverão ter abandonar as suas casas. A possível destruição parcial da vila levará mil habitantes a serem realojados, segundo a National Geographic.
Além do sucesso junto da Waitrose, a menina galesa também conseguiu que a Kennedy Publishers começasse a tornar as suas revistas mais sustentáveis e que os brinquedos tipo brinde possam ser usados mais do que uma vez. A promessa não chegou para Skye, que lançou uma petição (que já conta com mais de 4 mil assinaturas), onde exige que as revistas incluam artesanato e objetos que possam ser reutilizados, nas suas publicações.
As personalidades políticas a parabenizar Skye fazem-se somar. Eluned Morgan, ministra da Saúde Mental, Bem-Estar e Língua Galesa, prometeu, no seguimento de uma chamada com a jovem de apenas 10 anos, procurar maneiras de o País de Gales conseguir contribuir para a redução do plástico produzido pelas revistas.
Ao jornal The Guardian os pais da jovem afirmaram que estão muito orgulhosos da filha e que esperam que ela inspire outros jovens a usarem a sua voz. Skye também já pediu à cadeia de restaurantes McDonalds para deixar de incluir brinquedos no menu infantil Happy Meal.
25 de março 2021