Um relatório ONU baseado em números recolhidos desde 2015, concluiu que, em todo o mundo, mais de 393 milhões de crianças chegam aos 10 anos de idade sem saber ler.
O relatório é fruto de uma ferramenta multimédia desenvolvida desde que a ONU aprovou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ferramenta, chamada Lost Potential Tracker, é resultado de um projeto conjunto entre a organização não governamental Save the Children, a organização ONE Campaign e a Global Alliance for Education. O objetivo da ferramenta é monitorizar a crise na educação em tempo real.
Os dados, que podem ser consultados online, revelaram que mais de 190 mil crianças atingem este marco todos os dias (o número de espetadores que cabem no maior estádio da Europa, o Camp Now, em Barcelona).
Ao longo de um ano, mais de 70,5 milhões de crianças chegam aos 10 anos de idade, sem habilitações básicas de alfabetização, o que representa, por exemplo, toda a população de França, revelando o fracasso dos líderes mundiais em proteger a educação infantil.
O relatório interativo também apresenta histórias de crianças afetadas, permitindo que os utilizadores façam de legisladores e percebam, em primeira mão a diferença e importância que o financiamento eficaz pode ter nas comunidades.
Com base em dados do Banco Mundial, da UNESCO e da ONU, recolhidos desde 2015, a ferramenta estima que até 2030, mais de 1063 mil milhões de crianças terão completado 10 anos sem saber ler. As organizações envolvidas sublinham a necessidade de governos e doadores darem prioridade à luta contra a crise na aprendizagem, sublinhando a gravidade da situação nos países mais pobres e afetados por conflitos.
O contexto é crítico e apela a uma ação política e financeira “imediata”, sendo que os responsáveis consideram que o futuro de milhões de crianças está em jogo.
29 de abril 2021