Uma bebé de dois anos morreu após um alegado esquecimento no carro, na quinta-feira passada, 6 de maio, em Lisboa.
A mãe terá deixado a criança esquecida dentro do carro, na Avenida Miguel Bombarda, após ter deixado os dois filhos mais velhos na escola às 9 horas da manhã da manhã. O alerta foi dado apenas às 16.30 daquele dia, quando a ama da menina a foi buscar ao infantário e lhe disseram que ela não tinha sido entregue. A bebé terá permanecido dentro da viatura sete horas, incluindo durante o período de maior calor.
Segundo fontes das forças de segurança, a bebé terá sido encontrada já em paragem cardiorrespiratória. O INEM tentou ainda efetuar manobras de reanimação durante 30 minutos, mas sem sucesso. Segundo o jornal Observador, criança chegou ao Hospital de Santa Maria já sem vida.
Perante o estado de choque que a tragédia causou aos pais, estes tiveram que receber apoio psicológico no hospital.
O Ministério Público instaurou já um inquérito para averiguar o caso, que está ao encargo da Polícia Judiciária.
Pode-se evitar o esquecimento de crianças no carro
O esquecimento de crianças no carro é uma falha muito grave e com consequências fatais. Infelizmente, todos os verões, só na Europa, morrem cerca de 20 crianças devido a serem esquecidas no carro, não resistindo à desidratação causada pelas elevadas temperaturas que atinge o veículo.
Neste sentido, têm havido bastantes avanços tecnológicos que permitem dar o alerta aos pais se esquecerem uma criança no carro. A Opel, a Hyundai, a Tesla e a Toyota, por exemplo, a pensar na segurança das crianças já desenvolveram sistemas de prevenção e alarme integrados no próprio software dos veículos que comercializam.
Com alguns sistemas, se uma criança fica dentro do carro, assim que se afasta 5 metros da viatura, o condutor recebe um aviso sonoro e tem que voltar imediatamente. Há já sistemas que permitem que a viatura mantenha o interior a uma temperatura constante, mesmo com o motor desligado. Outros ainda são tão inteligentes que se após o alarme não ter tido resposta acionam chamadas para os números de emergência na lista de contactos do condutor. Mas há mais e cada vez melhor.
7 de maio de 2021