Valongo tornou-se no primeiro município português a participar na iniciativa internacional “Cidade das Crianças”, ou “La Città dei Bambini”, no nome original italiano, graças ao seu criador Francisco Tonucci.
Esta sexta-feira arranca a celebração da adesão da cidade nortenha a esta iniciativa, com a apresentação no livro “A Cidade das Crianças” da autoria de Tonucci. À apresentação vai juntar-se um debate sobre a temática infantil.
O escritor italiano, que foi premiado pela Unicef em 2019, escreveu no seu livro acerca de uma cidade construída à medida das crianças, com maior qualidade de vida para todos os cidadãos. Uma nova filosofia baseada na forma como os mais pequenos experienciam e imaginam a vida e onde são considerados os elementos-chave.
O Município de Valongo assume-se como pioneiro português nesta iniciativa, destacando a participação dos cidadãos e residentes, junto do público infantil e juvenil.
Já passaram 30 anos desde que Francesco Tonucci desenvolveu a “Cidade das Crianças”. O pedagogo transformou a sua cidade natal, Fano, num laboratório de cidadania para as crianças.Um mundo criado à medida do que estas acham justo e importante. “Uma cidade boa para crianças, é boa para todos”, afirmou o autor.
Além do autor da obra, participam também o autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, o autarca do município brasileiro de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o alcaide de Pontevedra, município espanhol, Miguel Anxo Lores. O debate será moderado pelo jornalista Abel Coentrão e comentado pela professora da Universidade de Aveiro, Rosa Madeira.
A transmissão da apresentação da versão portuguesa desta cidade, que resulta de um projeto feito em conjunto com a Universidade de Aveiro, será feita através das redes sociais da Câmara Municipal de Valongo, por volta das 18h30, sendo que o público é convidado a participar e colocar questões na caixa de comentários, durante a transmissão. O debate insere-se na programação do festival “Sai da Caixa”.
14 de maio 2021