Peyton Anderson, uma criança de nove anos que vive no estado do Wisconsin, nos Estados Unidos, tem outras rotinas além dos trabalhos de casa, aulas e encontros possíveis com amigos. É a presidente da Eye of a Child, uma organização fundada por ela, que apoia crianças sem-abrigo.
Em 2020, depois de a mãe lhe ter falado sobre o seu tio-avô, que viveu algum tempo como sem-abrigo, Peyton ficou interessada no assunto e resolveu pesquisar mais. Ao aperceber-se que mais de 2,5 milhões de crianças norte-americanas vivem em situação de sem-abrigo, apercebeu-se da real dimensão do problema.
Impressionada com a dimensão do problema, Peyton pediu aos pais que a deixassem convidar crianças sem-abrigo da sua localidade para a festa de aniversário que iria ter, em maio. A pandemia impediu que o evento acontecesse nos moldes que Peyton desejava.
Com a ajuda da mãe, criou a Eye of a Child, uma instituição que promove a consciencialização para os problemas enfrentados pelas crianças sem-abrigo. A instituição recolhe e distribui dinheiro, brinquedos, roupas e outros produtos, que são entregues nos abrigos da zona onde vive e em Los Angeles, onde está parte da sua família.
Quando celebrou 8 anos de idade, Peyton pediu que fossem feitas doações de brinquedos à Joy House, um abrigo para mulheres e crianças. Em fevereiro deste ano, Peyton fez uma visita ao mesmo abrigo, para deixar presentes e artigos de higiene, além de fazer uma doação de 500 dólares. O dinheiro foi fruto do lucro das vendas de produtos feitos por ela, como t-shirts e porta-chaves, e vendidos através da Eye of a Child.
Este ano, o desejo do 9º aniversário de Peyton foi o mesmo. A 1 de maio, em vez de aceitar presentes, ela organizou uma festa comunitária, em que as pessoas tiveram a oportunidade de entregar doações para os necessitados. Dessa vez, pediu itens como produtos de higiene, livros, material escolar e brinquedos para crianças de 0 a 17 anos, entregando-os à Sojourner Truth House, uma instituição que atende mulheres sem-abrigo e em situação de risco, bem como seus filhos.
20 de maio 2021