A Amazon anunciou que a sua assistente digital Alexa, vai ser uma espécie de companheira de leitura para as crianças, ao auxiliá-las quando tiverem alguma dificuldade a pronunciar as palavras. Este novo recurso foi anunciado esta semana.
O recurso chama-se “Reading Sidekick”, traduzido para o português como “ajudante de leitura”. Através de altifalantes inteligentes Echo, em conjunto com o serviço Amazon Kids+, a Amazon quer ajudar as crianças entre os 5 e os 10 anos a tornarem-se melhores leitores.
Segundo representantes da gigante norte-americana, a Alexa vai ler histórias em voz alta para crianças, ao mesmo tempo que as incentiva a participar. As assinaturas do serviço Kids+, que reúne e oferece livros, filmes, programas de televisão, aplicações educacionais e jogos, custam a partir de três dólares mensais, qualquer coisa como 2 euros.
Marissa Mierow, diretora da Alexa Education and Learning, parte da multinacional de Seattle, diz que “com a chegada do Reading Sidekick, temos esperança de tornar a leitura divertida para milhões de crianças, preparando-as para uma vida inteira de aprendizagem e amor pela leitura”.
Com a ajuda do “Reading Sidekick”, as crianças podem dizer à Alexa quando querem ler, assim como dizer o título do livro que desejam ler. À medida que as crianças leem, a assistente virtual da Amazon elogia o seu progresso e oferece dicas ao perceber que ficaram presas nas palavras.
Se a criança apresentar dificuldades durante a leitura, é assumido o modo em que a Alexa lê por ela. Os pais podem acompanhar a leitura dos filhos, sabendo que obras escolhem e quanto tempo passaram nesta atividade tão importante.
A capacidade de leitura é fundamental para o nível de desempenho em todas as áreas do conhecimento. Saber ler e interpretar um texto ou um enunciado é importante não só para a disciplina de Português, mas para a Matemática, Estudo do Meio e para todas as outras.
1 de julho 2021