Cerca de 28 crianças no concelho de Porto de Mós deram entrada na Urgência Pediátrica do Hospital de Santo André em Leiria, com sintomas de intoxicação alimentar. As crianças são todas de um colégio da Marinha Grande, têm entre 3 e 9 anos e tinham ido passar o dia em atividades fora da escola.
O Centro Hospitalar de Leiria referiu, em nota enviada à Agência Lusa, que os menores deram entrada na noite de quarta-feira, por volta das 22h45. Entretanto, pelo menos 23 já tiveram alta hospitalar. As restantes continuam em observação, mas o seu estado de saúde é considerado estável.
Ao final do dia de quarta-feira, o comandante distrital de operações de socorro de Leiria, Carlos Guerra, disse à Lusa que nove crianças de um grupo de 51 foram transportadas para o Hospital de Santo André, na sequência de sintomas de uma intoxicação alimentar.
O grupo de crianças tinha ido ao Juncal, no concelho de Porto de Mós, passar o dia numa unidade de turismo rural. De acordo com declarações do comandante da unidade à Agência Lusa, os sintomas começaram a manifestar-se uma hora e meia depois do almoço, que havia sido transportado para o local pelo próprio colégio.
Mais tarde, cerca das 20h, o responsável distrital da Protecção Civil disse que o número de crianças transportadas para o hospital tinha aumentado para 13.
Os menores foram socorridos por ambulâncias de Alcobaça, Caldas da Rainha, Porto de Mós, Maceira e da Benedita, num total de 16 veículos e 33 operacionais.
O presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, que esteve no Juncal, referiu que sete adultos acompanhavam este grupo de crianças, sendo que os Bombeiros Voluntários do Juncal coordenaram a operação em conjunto com o Instituto Nacional de Emergência Médica. No local esteve também a autoridade saúde pública.
29 de julho 2021