Sabia que um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 50 é um desperdício de dinheiro? E que devemos usar protetor solar no rosto mesmo dentro de casa ou do escritório? Confira as nossas 14 dicas sobre o protetor solar. Saiba como escolher o protetor solar adequado para cada membro da família e ainda como aplicá-lo corretamente. Assim, pode desfrutar do tempo de verão e de sol, das férias na praia, campo, montanha ou cidade em segurança.
Dicas sobre o protetor solar: como escolher o mais adequado
1. Escolha um protetor solar com proteção contra os raios UVA e UVB
Porquê? Porque os raios UVA fazem aumentar o risco de cancro da pele, enquanto os raios UVB causam queimaduras solares e danificam a pele. As crianças necessitam de um protetor solar próprio para crianças
Por isso, a regra é comprar um protetor solar para crianças e outro para os adultos. Não compre o mesmo protetor solar para toda a família.
2. O rosto e o corpo necessitam de protetores solares distintos.
Porquê? Porque o rosto e o corpo possuem uma quantidade de oleosidade diferente. A pele do rosto é mais oleosa e a do corpo é mais seca. Isto significa que o seu corpo poderá absorver bem um creme, enquanto o seu rosto pode ficar demasiado oleoso e pegajoso. Assim, a pele do rosto irá ficar mais suscetível a borbulhas, pontos negros e inflamação. Evite os produtos que se dizem produzidos para rosto e corpo pois são normalmente mais gordurosos.
3. Os lábios devem ter um protetor solar próprio, em forma de batom, com FPS de 30 no mínimo
Não se esqueça dos lábios. Uma queimadura nesta parte delicada pode ser bastante dolorosa.
4. Compre um protetor solar com FPS 30 no mínimo
O FPS absorve e e reflete os raios de sol, evitando queimaduras e danos na pele. Esta proteção não aumenta de forma proporcional ao número de FPS. A proteção oferecida por um FPS de 20 é demasiado reduzida. Por isso, não vale a pena investir o seu dinheiro num produto que lhe vai dar uma proteção solar insuficiente. Um FPS de 30 absorve até 97% dos raios solares nocivos. Contudo, tem que ser aplicado com regularidade para dar esta proteção (ver abaixo).
5. Não vale a pena comprar um protetor solar com FPS acima de 50
Na verdade, a diferença entre o FPS 50 e o 100 é muito pequena. Assim, irá estar a dar mais dinheiro por um produto que lhe vai oferecer uma proteção pouco mais elevada.
6. Teste o produto antes de comprar
Um protetor solar para o rosto pode ser testado nas mãos. Se deixar uma camada de gordura na palma da mão, então irá suceder o mesmo no rosto. Opte por um produto que seja leve e facilmente dissolvido nas mãos. Para evitar reações alérgicas, teste o protetor solar numa pequena área do corpo. Pode ser atrás do joelho ou do cotovelo, por exemplo. Espere cerca de 12 horas para verificar se desenvolve alguma reação alérgica. Se a pele não ficar vermelha, com comichão ou irritada, é seguro para comprar.
Dicas sobre como usar corretamente o protetor solar
7. O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol. Após esta primeira aplicação:
- Renove a aplicação de 2 em 2 horas
- Se, no entanto, se molhar, que é o caso de nadar, tomar banho ou suar renove a aplicação a cada 30 minuto
- Os protetores solares em spray necessitam de ser aplicados com maior frequência, ou seja a cada 60 a 90 minutos
8. Não deixe nenhuma parte do corpo exposta sem aplicar protetor solar
Isto inclui lóbulos das orelhas, peito dos pés, parte de trás do pescoço e até a cabeça no caso de ter falha de cabelo.
9. Aplique sempre uma quantidade generosa de protetor solar
A maioria das pessoas não coloca protetor solar suficiente. Não poupe na quantidade de produto que aplica pois afinal está a proteger a sua pele de queimaduras solares e de cancro da pele
- Para o rosto e pescoço deve aplicar no mínimo o equivalente a 1/2 colher de chá de protetor
- O corpo necessita de uma quantidade equivalente a 2 colheres de sopa de protetor
10. É perigoso expor a pele dos bebés e crianças pequenas à luz solar direta
Os bebés até aos 6 meses não devem ser expostos ao sol, desaconselhando-se a sua ida à praia. Depois dos 6 meses, podem frequentar a praia mas sempre com atenção a certos cuidados como a proteção da pele, alimentação, hidratação e higiene adequados.
Até aos 3 anos, as crianças não devem ser expostas diretamente ao sol a qualquer hora do dia, mesmo que não vá à praia. O principal perigo da praia são as queimaduras solares. Uma queimadura solar na infância duplica o risco de mais tarde se desenvolver um cancro de pele.
A pele dos bebés e das crianças é muito frágil e fina e, por isso, facilmente sujeita agressões como queimaduras solares e a desidratação. Para além disso, tem menos defesas naturais.
11. Use protetor solar todos os dias, mesmo nos dias cinzentos e sem sol
Sim, todos os dias, tanto no verão, como no inverno. No inverno, os raios solares apesar de mais fracos continuam a ter capacidade de envelhecer precocemente a pele. Mesmo nos dias nublados, os raios ultravioleta continuam a causar estragos na pele pois atravessam as nuvens. Apesar de não sentir os raios de sol sobre a pele nos dias nublados, os raios ultravioleta continuam a poder danificar a pele.
A radiação ultravioleta pode ainda ser refletida pela areia, água, neve e gelo, ainda como atravessar roupas finas, para-brisas e janelas.
12. Use protetor solar no rosto dentro de casa e escritório
Admirado? Não, não é gralha. Acontece que a famosa luz azul emitida pelos dispositivos eletrónicos como computadores e telemóveis, assim como TV, não perturba apenas o sono. Esta luz fria pode também danificar a sua pele. O protetor solar é, portanto, também necessário no interior, a não ser que não se exponha a essa luz, claro!
13. Não aplique protetor solar e repelente de insetos ao mesmo tempo
Ao fazê-lo vai estar a aumentar o risco de desenvolver alergias. Se quiser aplicar um repelente de insetos no corpo, garanta primeiro que não tem qualquer protetor solar na pele.
14. Claro que já sabe isto, mas nunca é demais lembrar: entre as 11 horas e as 17 horas evite a exposição direta ao sol
Um texto com dicas sobre o protetor solar não dispensa, naturalmente, esta informação, ainda que ! Durante esse período de tempo mantenha-se à sombra, como debaixo de um guarda-sol, por exemplo. Ou então, aproveite a sombra fresca de uma árvore para uma bela sesta reparadora. Ou ainda é uma oportunidade para todos porem a leitura em dia ou um jogo em família!
Referência: Serviço Nacional de Saúde; HES, Évora; Liga Contra o Cancro; Universidade do Texas;