A UNICEF deixa o alerta: uma em cada duas crianças afegãs vai sofrer de desnutrição severa durante este ano. O Fundo das Nações Unidas para a Infância estimam que nesta altura, cerca de 20 milhões de afegãos precisam de ajuda humanitária. Um número que representa mais de metade do país.
Mustafa Ben Messaoud, diretor de operações da UNICEF no Afeganistão, alerta que metade das pessoas que precisam de ajuda humanitária com urgência são crianças. Em conversa com representantes da imprensa internacional, Ben Messaoud disse que tem mantido contactos em diferentes províncias afegãs com os responsáveis designados pelos líderes talibãs para a área da saúde e para as relações com as organizações não-governamentais e de assistência humanitária.
O responsável frisou que as posições que os líderes talibã expressam, não são homogéneas no que diz respeito à situação das mulheres e das raparigas. Enquanto alguns estão dispostos a deixar que mulheres e raparigas tennham acesso à educação e mantenha os seus empregos, outros Enquanto alguns estão dispostos a que as mulheres e as raparigas tenham acesso à educação, outros respondem que estão à espera de indicações por parte dos seus superiores.
Os talibã tomaram controlo de Cabul no passado domingo, regressando ao poder no país 20 anos depois de terem sido expulsos pelas forças militares na NATO e dos Estados Unidos. Entre 1996 e 2001 governaram o país segundo uma interpretação radical da lei islâmica, violando direitos fundamentais de mulheres e crianças.
A UNICEF conta com 13 escritórios no Afeganistão, dos quais 11 estão em pleno funcionamento, disse o diretor de operações. A agência das Nações Unidas está presente no território afegão há 65 anos. No passado mês de dezembro, a UNICEF e os talibãs
Em dezembro passado, a UNICEF e os talibãs assinaram um acordo para abrir escolas comunitárias para crianças (raparigas e rapazes) em zonas remotas do país. Responsáveis afirmam estar confiantes de que este acordo será respeitado, admitindo, porém, que tal só será confirmado nos próximos dias ou semanas.
18 de agosto 2021