Entre sábado e domingo foram vacinados cerca de 148 mil adolescentes entre os 12 e os 15 anos. Cerca de 115 mil pessoas foram vacinadas no primeiro dia do fim-de-semana e cerca de 33 mil foram inoculados durante o dia de domingo.
Sábado superou muito as expectativas da task force da vacinação e das autoridades de saúde. Ao contabilizar também os cidadãos que recorreram à modalidade Casa Aberta foram vacinadas durante o fim-de-semana, cerca de 168 mil pessoas.
Para todo o fim-de-semana estavam agendados 110 mil crianças e adolescentes entre os 12 e os 15 anos, pelo que os números atingidos foram considerados uma grande vitória pelo coordenador da task force e pelo presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Numa visita ao centro de vacinação de Alcabideche, no concelho de Cascais, o presidente da República louvou a atitude dos mais jovens que mesmo em período de férias, aderiram em massa à vacinação.
A decisão de avançar com a vacinação universal das crianças e adolescentes entre os 12 e os 15 anos foi tomada no passado dia 10 de agosto, depois do conhecimento de alguns dados científicos de estudos realizados nos Estados Unidos. Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, descartou qualquer pressão política na decisão.
Em entrevista à RTP3 disse que foi com base na informação divulgada nos Estados Unidos, que a decisão foi tomada. A Direção-Geral de Saúde (DGS), na voz de Graça Freitas, quer deixar claro que a relação entre a vacinação de crianças e os casos de miocardite e pericardite foram extremamente raros. “É uma evolução benigna”, esclareceu Graça Freitas.
A vacinação desta faixa etária continua no próximo fim-de-semana, de 28 e 29 de agosto, no sentido de ter o maior número possível de jovens vacinados antes do início do ano letivo, a meio de setembro.
23 de agosto 2021