A UNICEF Portugal lançou a iniciativa “Tenho voto na matéria”, com o objetivo de recolher opiniões, desejos e vontades das crianças e jovens portugueses, sobre as comunidades onde vivem. Até ao próximo dia de reflexão antes das eleições autárquicas a 26 de setembro, a UNICEF vai organizar sessões de discussão com jovens.
As opiniões dos mais jovens vão ser recolhidas através de um inquérito online, disponível no site da UNICEF Portugal. O projeto foi lançado ontem, dia 15 de setembro, Dia Internacional da Democracia. Pretende sensibilizar as populações para a importância da participação das crianças e jovens “na construção de uma cidadania ativa e democracia participada”.
O comunicado da organização adiantou ainda que as vontades dos mais jovens devem ser sempre valorizadas pelos principais decisores políticos. A campanha “Tenho voto na matéria” dirige-se a todos os jovens com menos de 18 anos que podem responder ao inquérito até 26 de setembro, dia das eleições autárquicas.
A UNICEF Portugal garante que os resultados vão ser apresentados aos futuros líderes de cada autarquia e publicados no site e nas redes sociais da entidade da ONU. Vai também promover sessões de discussão durante a campanha para as eleições autárquicas, com crianças e jovens, “através da colaboração com as organizações locais, instituições que acolhem crianças, escolas e associações juvenis”.
As escolas e entidades parceiras vão receber da UNICEF Portugal materiais pedagógicos e lúdicos sobre a cidadania ativa, democracia, participação e direitos das crianças.
A Diretora Executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori, refere que pretendem “proporcionar às crianças e jovens de todo o país, a oportunidade de expressarem as suas opiniões e partilharem as suas ideias e sugestões com os titulares do poder público local”. O projeto “Tenho voto na matéria” é financiado pelo Programa de Direitos, Igualdade e Cidadania da União Europeia (2014-2020).
16 de setembro 2021