A pandemia resultou em efeitos graves na visão de crianças e adolescentes, em parte por causa do ensino à distância, através de um ecrã de computador. A exposição maior a estes e outros dispositivos aumentos os casos de miopia, segundo Margarida Barata, diretora de marketing da Fundação VAN (Vision as Needed – Essilor Europa), e responsável por um programa de rastreio visual que está a decorrer em várias escolas, no Porto.
Além das ações de rastreio, as visitas às escolas incluem também consultas de oftalmologia e oferta de óculos completos a alunos do Agrupamento de Escolas do Cerco, já que “cobre um tecido socioeconómico particularmente frágil”, afirmou Margarida Barata.
Este programa da Fundação Vision for Life começou no final de 2019, com um consultório móvel na Aldeia SOS de de Gulpilhares e no Centro Porta Amiga AMI, de Gaia, tendo sido depois “interrompido devido à pandemia”. O programa é implementado pela Essilor em todo o mundo, com a preocupação de combater dificuldades na aprendizagem causadas pelas dificuldades na visão.
Tendo como base a Escola Básica e Secundária do Cerco, onde foram colocadas as carrinhas móveis de rastreio e consulta, alunos das escolas de Campanhã, Cerco e São Roque já fizeram uma primeira avaliação. Cerca de 25% dos alunos, entre os 6 e os 18 anos, apresentaram problemas como miopia ou astigmatismo, mas também foram identificados problemas graves de córnea ou altas miopias.
Margarida Barata adiantou ao Diário de Notícias que o objetivo é regressar ao local do rastreio em dois anos, para verificar a evolução dos casos diagnosticados. Margarida Barata revelou que em março de 2022, a Fundação vai levar a cabo mais uma semana de rastreios.
“Alunos e professores são convidados a fazer um jogo de perguntas sobre saúde visual, de forma a sensibilizá-los para a importância da visão. É ensinar a ver bem para aprender melhor”, explicou Margarida Barata. O projeto “Salta à Vista” é implementado ao longo de todo o ano letivo. A inscrição é gratuita e aberta a todas as escolas públicas e privadas e aos pais.
19 de outubro 2021