Uma nova moda, ou tendência parece estar a começar. Os novos parques infantis na Alemanha estão a ser construídos com uma nova aproximação ao seu propósito: aumentar o nível de risco e diminuir a segurança, com o objetivo é criar ambientes desafiantes que ensinem as crianças a superar obstáculos.
Este aumento do risco de perigo nos parques infantis da Alemanha é feito na medida certa. Um conjunto de educadores e professores acreditam que algum risco vai permitir às crianças aprenderem a lidar com situações difíceis e superar obstáculos, sem terem a vida facilitada. Capacidades que, segundo os que defendem este conceito, lhes serão úteis na vida adulta.
A tendência surgiu depois de em 2020, um grupo de seguradoras ter apelado a que se desenvolvessem estruturas em que as crianças pudessem brincar ao mesmo tempo que se familiarizavam com o risco A ideia fazia sentido, especialmente depois de, durante a pandemia, as crianças terem passado muito mais tempo dentro de casa.
Um destes exemplares é a Triitopia, em Berlim, uma estrutura que inclui um emaranhado de cordas, que formam uma espécie de teia de aranha. Inclui um escorrega, escadas de corda e uma plataforma que está numa altura máxima de 10 metros. Este parque foi construído em 2018, na capital alemã.
A “moda” começou aqui, com vários especialistas a louvar a estrutura. A Berliner Seilfabrik, empresa que produziu a Triitopia, prepara-se agora para apresentar novas estruturas na Feira de Desporto e Lazer, em Colónia: a “DNA tower” e a “Tower4”, com sete e dez metros de altura, respetivamente. A empresa defende que estas estruturas desafiam as crianças, sem representarem um perigo excessivo.
Os equipamentos de parques infantis na Alemanha são certificados pela empresa de auditoria TÜV para garantir que as condições de segurança são asseguradas. Este sistema permite que as empresas fabricantes das estruturas possam proteger-se em tribunal de quaisquer acusações em caso de acidentes. Em Portugal, essas certificações são feitas por empresas externas ou pelos fabricantes.
28 de outubro 2021