Em 2020, uma em cada quatro crianças na União Europeia, encontrava-se em risco de pobreza ou exclusão social. Os dados foram divulgados esta semana pelo Eurostat, que revela que Portugal se encontra sensivelmente a meio da tabela, com cerca de 22% das crianças nesta situação.
O Eurostat revelou que, no ano passado, cerca de 24% dos menores de 18 anos, residentes do bloco comunitário corriam o risco de pobreza, ou exclusão social, o que simboliza um aumento de quase 23% face aos dados de 2019. Já os adultos, entre os 18 e os 24 anos, e idosos com mais de 65, representam uma percentagem entre os 20 e os 22%.
Apesar do indicador mais baixo, também nestes grupos se verificou um aumento do risco de pobreza, durante o ano passado, sobretudo devido às consequências da pandemia nos rendimentos dos cidadãos.
Nesta tabela, Portugal encontra-se sensivelmente a meio, na 12ª posição, abaixo da média cominitária. O país tem cerca de 22% da população infantil em de pobreza ou exclusão social, valor idêntico ao verificado na Áustria. O valor é semelhante ao verificado em 2019.
Segundo o relatório do Eurostat, os Estados-membros onde esta situação é mais acentuada são a Roménia, onde 41,5% das crianças foram identificados como estando em situação de risco de pobreza ou exclusão social, seguida da Bulgária (33,2%), Espanha (31,8%) e Grécia (31,5%).
Os países membros da União Europeia com menor proporção de crianças em risco de pobreza ou exclusão social são a Eslovénia (12,1%), seguida pela República Checa (12,9%), Dinamarca (13,5%) e Finlândia (14,5%).
Já no passado mês de setembro, o relatório sobre educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) revelou que são necessárias cinco gerações para vencer a pobreza das crianças mais desfavorecidas e as suas consequências.
Este ano, o relatório sobre a educação da OCDE analisa o impacto da Covid-19 na educação das crianças e jovens. Segundo o relatório, os alunos do 3º ciclo do ensino básico ficaram, em média, 97 dias sem entrar na escola, mas 5 dias do que a média dos 37 países que fazem parte da OCDE.
29 de outubro 2021